UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Voluntários fazem força-tarefa para combater incêndio no Pqe. Nac. da Chapada dos Veadeiros

26/10/2017

Diversos voluntários ajudam a combater o incêndio que atinge o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiânia. Eles auxiliam doando água, alimentos e até cedendo espeço em casa para arrecadar doações para os brigadistas. O fogo já destruiu 64 mil hectares da unidade, o que representa 26% do total.
Cerca de 200 brigadistas e bombeiros tentam controlar a queimada, mas alguns dizem que têm até dificuldade de encontrar água dentro do parque para recarregar os reservatórios. A Força Aérea Brasileira também cedeu um avião Hércules para ajudar no trabalho, despejando água sobre os focos de incêndio. Outros aviões também são usados diariamente. Até agora, mais de 1 milhão de litros foram usados.
Em entrevista à BBC Brasil, o chefe do parque, Fernando Tatagiba, afirma que o início do fogo foi um ato criminoso. "Não existe a possibilidade de combustão espontânea nessa região e 100% dos incêndios na seca no Cerrado são provocados pelo homem. O local onde ele começou deixa claro que o incêndio foi uma ação humana", disse.
Moradores da região de São Jorge e Alto Paraíso de Goiás estão se organizando para ajudar quem trabalha no parque. Em uma casa, um quarto foi reservado para armazenar os donativos recebidos. Uma equipe separa os alimentos, monta kits e, depois, distribuem para os brigadistas.
“O dinheiro chega, nós transformamos em alimentos, equipamentos, combustível e levamos onde houver maior necessidade”, disse a voluntária Silvia Hennel.
“Ter esse apoio voluntário, social, está sendo fundamental para a gente salvar tudo quanto é possível do cerrado da região”, disse a coordenadora de voluntariado do parque, Maria Carolina Camargo.
O vice-governador de Goiás, Zé Eliton, informou que vai sobrevoara o Parque da Chapada dos Veadeiros com o ministro da Defesa, Raul Jugmann nesta quarta-feira (25).

Saiba mais no G1

Novidades

VÍDEO: baleia franca e filhote ´dançam´ em flagra de fotógrafo no Arpoador

06/08/2026

Uma baleia franca e seu filhote foram flagrados pelo fotógrafo Gabriel Klabin no Arpoador, Zona Sul ...

Após ´alerta severo´ da Defesa Civil, entenda se ciclone bomba pode atingir o Rio

06/08/2026

O alerta severo disparado pela Defesa Civil da cidade do Rio por volta das 5h da manhã desta quarta-...

Especialistas indígenas preservam abelhas nativas sem ferrão em SP e fazem alerta

06/08/2026

Marcio Karai acomoda-se sobre um tronco de árvore perto de sua casa, nos arredores de São Paulo, e p...

Turismo de avistamento de baleias tem regras, e especialistas defendem melhor fiscalização

06/08/2026

Em meio à expansão do avistamento de baleias-jubarte no litoral paulista, uma cena chamou a atenção ...

Baleia-jubarte passa debaixo de caiaque e surpreende grupo no ES: ´Achei que ia me derrubar´, diz instrutor; assista VÍDEO

06/08/2026

Uma baleia-jubarte surpreendeu um grupo de praticantes de caiaque durante um passeio no início da ma...

Embalagem flexível é principal rejeito em cooperativas de reciclagem

06/08/2026

Numa cooperativa de reciclagem, rejeito não é sinônimo de lixo comum, é o material que chega, é tria...