
14/11/2017
Uma baleia minke foi encontrada encalhada na Ilha do Mel, em Paranaguá, no litoral do Paraná. O animal – uma fêmea juvenil, de acordo com o Centro de Estudos do Mar (CEM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) – não resistiu e morreu logo em seguida.
O mamífero media 4,80 metros, e o peso estimado era de, ao menos, uma tonelada, conforme informou a bióloga do CEM, Camila Domit.
A bióloga contou que uma equipe do CEM avistou a baleia na manhã de quarta-feira (8), entre o Forte e o Farol, na praia de Nova Brasília. A Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) ajudou na tentativa de resgate ao animal.
Segundo Camila, a necrópsia apontou que a baleia estava com uma infecção generalizada. Ou seja, o animal encalhou porque estava debilitado. "O fato de encalhar agravou o estado", explicou a bióloga.
A espécie minke, de acordo com Camila, é a menor das baleias. Na idade adulta, o tamanho dela é de nove a dez metros de comprimento. Já uma jubarte, por exemplo, pode chegar a 18 metros.
Diversas baleias cruzam o litoral do Paraná durante o processo migratório. Mas, conforme a bióloga, elas passam distante da costa. Por essa razão, não costumam ser vistas, diferentemente do que acontece em Santa Catarina.
"Há registro de baleia minke todos os anos no estado", disse Camila.
Leia mais no G1
VÍDEO: baleia franca e filhote ´dançam´ em flagra de fotógrafo no Arpoador
06/08/2026
Após ´alerta severo´ da Defesa Civil, entenda se ciclone bomba pode atingir o Rio
06/08/2026
Especialistas indígenas preservam abelhas nativas sem ferrão em SP e fazem alerta
06/08/2026
Turismo de avistamento de baleias tem regras, e especialistas defendem melhor fiscalização
06/08/2026
Baleia-jubarte passa debaixo de caiaque e surpreende grupo no ES: ´Achei que ia me derrubar´, diz instrutor; assista VÍDEO
06/08/2026
Embalagem flexível é principal rejeito em cooperativas de reciclagem
06/08/2026
