UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Engenheiro abandona carreira e abre empresa de captação de lixo eletrônico

16/11/2017

Com o avanço da tecnologia, aumenta o consumo de equipamentos eletrônicos, gerando, assim, acúmulo de lixo dessa espécie. Baterias, celulares, placas de circuito impresso, monitores, aparelhos de TV e de rádio, e qualquer coisa que ligue na tomada ou precise de pilha para funcionar figura entre os itens que compõem o lixo eletrônico.
Em busca de um aprofundamento do assunto, o tijucano Caio Miranda percebeu que havia poucas empresas com foco na reciclagem de lixo eletrônico não só na região, mas em todo o Rio de Janeiro. Além disso, em pesquisa, constatou que, no Brasil, dos 1,5 bilhão de quilos gerados por ano, apenas 3% são reciclados. De olho nessa demanda, Miranda criou, em março, junto com quatro sócios, a Tech Trash, uma startup que investe na captação deste tipo de resíduo, que depois é vendido a recicladoras.
— Começamos com um trabalho na faculdade de Engenharia, no segundo ano. Larguei para me dedicar exclusivamente a este projeto. Começamos em março, mas estamos operando mesmo desde setembro — diz ele.
Em menos de um ano, a empresa conquistou parcerias. Há 23 pontos coletores pela cidade, espalhados pela Grande Tijuca, Barra, Recreio e Jacarepaguá. Há postos no Maraca Hostel, na Casa Anitcha, na Feira Desapegue-se, e no Posto BR em frente à universidade Cândido Mendes. Eles participam também de palestras e eventos universitários.
— No início demos ideias para donos de estabelecimentos comerciais que conhecíamos e fomos a universidades. O feed back foi bom. No primeiro mês coletamos uma tonelada e 400 quilos — diz ele.
Depois de recolhido, o material é vendido para uma recicladora.
— O lixo eletrônico, se comparado a outros resíduos, é o que mais traz impactos ao meio ambiente. Há metais pesados, como mercúrio, lítio, cádmio, além de ouro, prata, platina. Ou seja, estamos também jogando riqueza no lixo — finaliza.

Fonte: O Globo

Novidades

VÍDEO: baleia franca e filhote ´dançam´ em flagra de fotógrafo no Arpoador

06/08/2026

Uma baleia franca e seu filhote foram flagrados pelo fotógrafo Gabriel Klabin no Arpoador, Zona Sul ...

Após ´alerta severo´ da Defesa Civil, entenda se ciclone bomba pode atingir o Rio

06/08/2026

O alerta severo disparado pela Defesa Civil da cidade do Rio por volta das 5h da manhã desta quarta-...

Especialistas indígenas preservam abelhas nativas sem ferrão em SP e fazem alerta

06/08/2026

Marcio Karai acomoda-se sobre um tronco de árvore perto de sua casa, nos arredores de São Paulo, e p...

Turismo de avistamento de baleias tem regras, e especialistas defendem melhor fiscalização

06/08/2026

Em meio à expansão do avistamento de baleias-jubarte no litoral paulista, uma cena chamou a atenção ...

Baleia-jubarte passa debaixo de caiaque e surpreende grupo no ES: ´Achei que ia me derrubar´, diz instrutor; assista VÍDEO

06/08/2026

Uma baleia-jubarte surpreendeu um grupo de praticantes de caiaque durante um passeio no início da ma...

Embalagem flexível é principal rejeito em cooperativas de reciclagem

06/08/2026

Numa cooperativa de reciclagem, rejeito não é sinônimo de lixo comum, é o material que chega, é tria...