
18/01/2018
Uma cidade do Japão transmitiu um alerta de emergência depois que porções potencialmente mortais de um peixe foram distribuídas ao mercado por engano. As autoridades se apressaram em anunciar as suspeitas e evitar que clientes consumissem o produto, oferecido em um supermercado de Gamagori.
De acordo com as autoridades, o estabelecimento vendeu cinco pacotes de um peixe — o baiacu — sem remover o fígado do animal, que contém veneno para sua defesa. Até esta terça-feira, três embalagens foram recuperadas, mas duas permaneciam em mãos de consumidores.
A cada ano, o Japão registra vários casos de envenenamento em consumidores de baiacu. Nem todas as ocorrências foram letais. Com receio da contaminação, o governo de Gamagori, que fica na região central do país, acionou um sistema de emergência para que os compradores das cinco porções mortais as devolvessem. Os alertas foram transmitidos pelas caixas de som espalhadas pela cidade.
"Nós estamos ligando para os residentes e pedindo que evitem comer baiacu, a partir do sistema sem fios da emergência", destacou à agência France Presse o policial Koji Takayanagi.
Caro e restrito ao inverno local, o baiacu costuma ser servido cru ou cozido em uma sopa. O fígado, os ovários e a pele do animal contém um veneno mortal, a tetrodotoxina. Para preparar os pratos com este ingrediente, é preciso ter treinamento especial e licença — até porque não há antídoto em caso de contaminação.
A tetrodotoxina afeta o sistema nervoso em um processo "rápido e violento" que começa com a dormência dos lábios até a paralisia total do corpo.
Fonte: O Globo
VÍDEO: baleia franca e filhote ´dançam´ em flagra de fotógrafo no Arpoador
06/08/2026
Após ´alerta severo´ da Defesa Civil, entenda se ciclone bomba pode atingir o Rio
06/08/2026
Especialistas indígenas preservam abelhas nativas sem ferrão em SP e fazem alerta
06/08/2026
Turismo de avistamento de baleias tem regras, e especialistas defendem melhor fiscalização
06/08/2026
Baleia-jubarte passa debaixo de caiaque e surpreende grupo no ES: ´Achei que ia me derrubar´, diz instrutor; assista VÍDEO
06/08/2026
Embalagem flexível é principal rejeito em cooperativas de reciclagem
06/08/2026
