
27/02/2018
A mineradora Hydro Alunorte admitiu nesta sexta-feira (23) a existência de um duto clandestino que seria responsável pelo vazamento de rejeitos de bauxita em Barcarena, no nordeste do Pará, no sábado (17).
Em nota enviada ao G1 nesta sexta, a Hydro informou que desconhecia o duto, confirmado após a realização de vistorias. "Durante uma das vistorias, verificou-se a existência de uma tubulação com pequena vazão de água de coloração avermelhada na área da refinaria", diz a nota.
"Conforme solicitado pelas autoridades, a empresa está fazendo as investigações necessárias para identificar a origem e natureza do material, bem como realizando a imediata vedação desta tubulação", continua o texto enviado pela Hydro.
Nesta sexta, o Ministério Público do Estado do Pará e o Ministério Público Federal recomendaram o embargo imediato de uma das bacias de rejeitos da Hydro.
Além disso, uma comissão externa da Câmara dos Deputados visitou a sede da mineradora pela manhã. De acordo com o coordenador do grupo, deputado Edmilson Rodrigues (PSOL-PA), um representante da empresa já havia reconhecido a existência do duto clandestino, mas disse que o canal estaria desativado.
"Uma autoridade da empresa no Brasil, o dr. Sílvio Porto, fez questão de reconhecer que realmente havia um duto, segundo ele desativado, mas [disse] que o volume de água precipitou. Portanto, assumiu uma responsabilidade," relatou Edmilson.
Laudo emitido pelo Instituto Evandro Chagas (IEC) e divulgado na quinta-feira (22) confirmou a contaminação da área afetada pelo vazamento. O documento diz que a empresa fez a ligação candestina para eliminar efluentes contaminados.
Com as chuvas dos últimos dias, as bacias ultrapassaram sua capacidade. Fotos feitas no município denunciaram alteração na cor da água do rio, uma lama vermelha rejeitada na operação da fábrica (bauxita e soda cáustica).
A Hydro, a princípio, negou qualquer vazamento. Após o laudo do IEC, no entanto, a empresa disse que iria corrigir qualquer problema.
Além do coordenador, a comissão externa da Câmara que irá acompanhar a situação em Barcarena é composta pelos deputados federais Arnaldo Jordy (PPS), Delegado Éder Mauro (PSD) e Elcione Barbalho (PMDB).
Nesta sexta, a comissão participou de uma apresentação no auditório da Hydro e visitou a comunidade afetada pelo vazamento. Também participaram da visita representantes da Defensoria Pública, da Procuradoria-Geral do Estado, do governo do Pará e da OAB-PA, além de e cientista da UFPA.
De acordo com o governo do Estado, que criou um Grupo de Trabalho para atuação integrada em Barcarena, uma das primeiras medidas será o cadastramento dos moradores pela prefeitura, para que seja iniciada já na tarde desta sexta a distribuição de água potável para a população.
Saiba mais no G1
VÍDEO: baleia franca e filhote ´dançam´ em flagra de fotógrafo no Arpoador
06/08/2026
Após ´alerta severo´ da Defesa Civil, entenda se ciclone bomba pode atingir o Rio
06/08/2026
Especialistas indígenas preservam abelhas nativas sem ferrão em SP e fazem alerta
06/08/2026
Turismo de avistamento de baleias tem regras, e especialistas defendem melhor fiscalização
06/08/2026
Baleia-jubarte passa debaixo de caiaque e surpreende grupo no ES: ´Achei que ia me derrubar´, diz instrutor; assista VÍDEO
06/08/2026
Embalagem flexível é principal rejeito em cooperativas de reciclagem
06/08/2026
