
27/02/2018
Um vazamento de rejeitos foi denunciado por moradores na noite da última 5ªF (22) no município de Barcarena, nordeste do estado. O acidente ocorreu com o caminhão de uma empresa subcontratada da Hydro Alunorte na PA-481, entre o trevo do Peteca e o trevo da Vila dos Cabanos, via que dá acesso ao polo industrial. A empresa é a mesma que contaminou diversas áreas de Barcarena após vazamento das barragens de rejeitos de bauxita da mineradora, segundo apontou o laudo do Instituto Evandro Chagas (IEC).
De acordo com os moradores, uma grande quantidade de lama vermelha foi registrada na rodovia. O líquido se espalhou pela pista e assustou quem passou pelo local.
Equipes da Secretaria de Meio Ambiente e da Defesa Civil do município estiveram no local avaliando a situação e notificaram a empresa a prestar esclarecimentos na sexta-feira (23). Em nota, a Hydro Alunorte disse que concluiu na noite passada a limpeza da via e que vai apurar as circunstâncias do incidente e o tipo de material derramado na rodovia.
Moradores que presenciaram o incidente relataram que o cheiro de soda cáustica também era muito forte na pista. “A lama vermelha está invadindo a pista. Tá desesperador aqui!”, disse a moradora Bartira Santos.
“Tem muito rejeito aqui na pista. Eles estão limpando aqui, mas não tem jeito, nós vamos fotografar”, relata um morador que não quis se identificar.
Outro morador disse que as luzes no local foram apagadas. “Máquinas estão trabalhando aqui na pista. Mais uma vez estourou uma parte da barragem. Uma vergonha essa empresa. Apagaram todas as luzes aqui pra ninguém ver”, diz outro morador do município.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Barcarena informou que recebeu na noite desta quinta-feira duas denúncias: uma de que houve um vazamento de rejeitos e outra de que um caminhão tombou na pista derramando uma grande quantidade de rejeitos. O órgão enviou equipes ao local para apurar a situação. A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado do Pará (Semas) informou que notificará a empresa sobre o vazamento do caminhão.
A Prefeitura de Barcarena informou que realizou a coleta dos rejeitos vazados na PA-481e que esse material será repassado para o Instituto Evandro Chagas ainda na sexta-feira (23) para que seja feita a análise.
Fonte: G1
VÍDEO: baleia franca e filhote ´dançam´ em flagra de fotógrafo no Arpoador
06/08/2026
Após ´alerta severo´ da Defesa Civil, entenda se ciclone bomba pode atingir o Rio
06/08/2026
Especialistas indígenas preservam abelhas nativas sem ferrão em SP e fazem alerta
06/08/2026
Turismo de avistamento de baleias tem regras, e especialistas defendem melhor fiscalização
06/08/2026
Baleia-jubarte passa debaixo de caiaque e surpreende grupo no ES: ´Achei que ia me derrubar´, diz instrutor; assista VÍDEO
06/08/2026
Embalagem flexível é principal rejeito em cooperativas de reciclagem
06/08/2026
