UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Ex-bolsista da CAPES realiza missão no Atlântico Sul

22/03/2018

Cristiano Chiessi, pesquisador da Universidade de São Paulo (USP), integrou a missão internacional de pesquisa oceânica DosProBio, que explorou a costa da Argentina e do Uruguai entre janeiro e fevereiro. O objetivo da expedição foi coletar material para entender a interação entre as correntes oceânicas que colidem entre si na região das Ilhas Falklands (Malvinas).
O cruzeiro partiu de Buenos Aires em 12 de janeiro. Na metade do período, aportou em Montevidéu para mudança de tripulação e o embarque de equipamentos para a segunda fase. No total, 46 cientistas de Brasil, Alemanha, EUA e Uruguai participaram da expedição, que retornou à capital argentina em 14 de fevereiro.
Integrante do Programa Internacional de Descobertas Oceânicas (IODP, em inglês), o professor Chiessi foi bolsista de pós-doutorado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em 2015. Por meio do financiamento da CAPES, o Brasil participa do IODP desde 2013, enviando pesquisadores de diversas áreas para missões de pesquisa e divulgação científica.
Os cientistas da expedição DosProBio querem descobrir como as correntes oceânicas e os diferentes sistemas de sedimentação se influenciam mutuamente, de onde provém o material depositado e quais os efeitos dos diferentes processos de sedimentação nas reações químicas e ciclos de elementos no fundo do mar. Outra meta é entender quais micro-organismos utilizam o material depositado e de que maneira.
Parte do material foi extraída por uma plataforma de perfuração. Conhecida como MeBo (abreviatura alemã para perfurador do fundo do mar), a máquina trouxe mais de 60 metros de amostras do fundo do mar, a cerca de 1,4 mil metros da superfície. A análise do material, iniciada nos laboratórios de bordo, usou métodos de geofísica, sedimentologia, biogeoquímica, microbiologia e análise de pólen.
As áreas da margem continental da Argentina e do Uruguai foram escolhidas para estudo por apresentar locais altamente dinâmicos de depósito de sedimentos, principalmente em função da intensidade das suas correntes marinhas. “Os depósitos sedimentares e cânions submarinos ali presentes constituem valiosos arquivos do clima do passado, particularmente da dinâmica da região da confluência entre as correntes oceânicas do Brasil e das Falkland/Malvinas”, esclarece Chiessi.
“Estudos científicos sobre o material coletado permitirão elucidar a dinâmica da confluência das correntes do Brasil e das Falkland/Malvinas, um importante sumidouro oceânico de gás carbônico”, segundo o professor. Sumidouros são regiões que absorvem o gás carbônico da atmosfera.
Para o cientista, o patrocínio à participação em expedições como essa impulsiona a oceanografia no país. “No Brasil, as ciências do mar profundo carecem de pessoal qualificado. Por isso, é fundamental a presença de pesquisadores brasileiros em cruzeiros oceanográficos. Essa área é marcantemente internacional”, conclui.

Leia mais no site da Capes

Novidades

VÍDEO: baleia franca e filhote ´dançam´ em flagra de fotógrafo no Arpoador

06/08/2026

Uma baleia franca e seu filhote foram flagrados pelo fotógrafo Gabriel Klabin no Arpoador, Zona Sul ...

Após ´alerta severo´ da Defesa Civil, entenda se ciclone bomba pode atingir o Rio

06/08/2026

O alerta severo disparado pela Defesa Civil da cidade do Rio por volta das 5h da manhã desta quarta-...

Especialistas indígenas preservam abelhas nativas sem ferrão em SP e fazem alerta

06/08/2026

Marcio Karai acomoda-se sobre um tronco de árvore perto de sua casa, nos arredores de São Paulo, e p...

Turismo de avistamento de baleias tem regras, e especialistas defendem melhor fiscalização

06/08/2026

Em meio à expansão do avistamento de baleias-jubarte no litoral paulista, uma cena chamou a atenção ...

Baleia-jubarte passa debaixo de caiaque e surpreende grupo no ES: ´Achei que ia me derrubar´, diz instrutor; assista VÍDEO

06/08/2026

Uma baleia-jubarte surpreendeu um grupo de praticantes de caiaque durante um passeio no início da ma...

Embalagem flexível é principal rejeito em cooperativas de reciclagem

06/08/2026

Numa cooperativa de reciclagem, rejeito não é sinônimo de lixo comum, é o material que chega, é tria...