
12/04/2018
A Defesa Civil do Piauí emitiu na terça-feira (10) alerta de risco de inundação para seis cidades e a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais alertou soubre outros três municípios, devido à rápida elevação do nível de rios próximos. Em quatro delas, Piracuruca, Esperantina, Barras e Batalha, o risco é alto. Nas outras, Buriti dos Lopes e Luzilândia, moderado. Em Teresina, Floriano e Prata do Piauí, a situação também é de risco.
O alerta não tem tem relação com a situação da Barragem do Bezerro, que corre risco de rompimento na cidade de José de Freitas. Devido à situação, o estado emitiu estado de alerta para oito cidades. Elas são: José de Freitas, Luzilândia, Joca Marques, Madeiro, Esperantina, Cabeceiras, Barras e Batalha. Pelo menos 320 famílias foram retiradas de casa por precaução.
Quanto às nove cidades, o alerta foi emitido devido às fortes chuvas no estado, depois de uma orientação do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) e da CPRM. Em Luzilândia, Buriti dos Lopes, Teresina e Floriano, o risco acontece por conta da cheia do rio Parnaíba. Nessa terça-feira, o nível do rio encontrava-se em 5,30 m sendo que o nível de transbordamento, de acordo com o Cemaden, é de 5,60 m.
Além das chuvas, que concentraram em apenas 10 dias 75% do total previsto para abril, acumulando 200 mm de água, a Chesf informou ainda que abriu as comportas da Barragem de Boa Esperança. A previsão é de que o rio Parnaíba receba cerca de 1000 m³ de água por segundo.
Por fim, uma rápida elevação do nível da água do rio Poti oferece riscos para as comunidades ribeirinhas de Teresina e de Prata do Piauí, atingindo a cota de 875 cm. Segundo o CPRM, o rio ainda está em processo de elevação, correspondendo a um aumento de 1,86 m nas últimas 24 horas. A CPRM solicitou atenção das autoridades em Teresina quanto ao reflexo da elevação.
Fonte: G1
VÍDEO: baleia franca e filhote ´dançam´ em flagra de fotógrafo no Arpoador
06/08/2026
Após ´alerta severo´ da Defesa Civil, entenda se ciclone bomba pode atingir o Rio
06/08/2026
Especialistas indígenas preservam abelhas nativas sem ferrão em SP e fazem alerta
06/08/2026
Turismo de avistamento de baleias tem regras, e especialistas defendem melhor fiscalização
06/08/2026
Baleia-jubarte passa debaixo de caiaque e surpreende grupo no ES: ´Achei que ia me derrubar´, diz instrutor; assista VÍDEO
06/08/2026
Embalagem flexível é principal rejeito em cooperativas de reciclagem
06/08/2026
