UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
´Lixão´ vira horta comunitária cuidada por crianças e moradores em Araraquara

19/04/2018

Moradores e crianças do bairro Residencial Maria Luiza, em Araraquara (SP), transformaram um terreno baldio, usado como lixão improvisado, em uma horta comunitária. Além do plantio, o projeto “Horta Comunitária Zona Norte” também tem uma hortoteca com vários livros, além de aulas de maracatu e samba.
A área verde, que pertence à prefeitura, é usada pela comunidade há pouco mais de um ano. Tudo começou com um mutirão de limpeza no local, que estava abandonado e com muita sujeira.
“Fiz um evento convidando alguns amigos e colaram umas 30 pessoas. Para se ter uma ideia, na primeira limpeza que fizemos saíram daqui 67 caminhões de lixo”, explicou o idealizador do projeto, Flávio Preto.
Hoje eles plantam e colhem vários tipos de verduras, frutas e hortaliças durante os domingos. “Isso mostra para as crianças que faz a diferença, a gente planta e come aquilo que colhemos”, contou a cabeleireira Rita de Cássia.
Cerca de 70 crianças do bairro participam da iniciativa. Antes de colocar a mão na terra, elas têm aulas sobre agroecologia e aprendem como plantar mudas de couve, alface, cenoura. Também são orientadas sobre a importância de comer alimentos saudáveis.
As crianças viram pequenas agricultoras e também contam com a ajuda dos pais. Todo fim de semana a diarista Jaqueline Santos Silva leva os quatro filhos.
“Eles aprendem coisas como plantar, cultivar, os benefícios dos vegetais e para o que aquilo serve. Tem ajudado bastante a economizar no mercado”, explicou a diarista.
As crianças também aprendem sobre soluções sustentáveis. Durante a semana, elas acumulam o lixo orgânico que sobra em casa e quando chega o dia de cuidar da horta, elas depositam os restos em uma composteira, que vira adubo para o cultivo.
O local também recebe música e tem uma hortoteca, uma biblioteca na horta com vários livros infantis. As crianças podem ler e pegar obras emprestadas.
O idealizador conta que pretende ocupar outros espaços do terreno com novas ideias. A prefeitura diz que incentiva e apoia esse tipo de projeto. A administração ajudou com a limpeza e na liberação do ponto de água.

Fonte: G1

Novidades

Bairro de São Cristóvão vai abrigar programa de enfrentamento de mudanças climáticas no Rio

18/04/2024

Conhecido como o “bairro imperial”, por ter abrigado a residência carioca da família real portuguesa...

Agentes de endemias de Meriti recebem novos equipamentos de trabalho

18/04/2024

A Secretaria de Saúde de Meriti realizou a entrega dos novos materiais de trabalho dos agentes de co...

Primeiro anuário Lixo Zero do Brasil é lançado em São Paulo

18/04/2024

No dia 10 de abril, São Paulo recebeu o fórum “A Nova Economia é Lixo Zero”, primeiro grande evento ...

Casa na Serra da Mantiqueira é exemplo de arquitetura sustentável

18/04/2024

A Serra da Mantiqueira é sinônimo de tranquilidade e conexão com a natureza. E é lá, mais especifica...

Nasa homenageia brasileiros por pesquisa de placas solares flexíveis

18/04/2024

Uma pesquisa realizada por alunos do curso de Engenharia Civil da Estácio Rio Grande do Sul sobre o ...

Índia vai subsidiar energia solar para 10 milhões de famílias

18/04/2024

Garantir energia limpa para uma população de cerca de mais de 1,4 bilhão de pessoas é um desafio gig...