
22/05/2018
Uma grande quantidade de gigogas chegou à Praia da Barra da Tijuca na manhã desta quarta-feira. Ontem, o risco já havia sido denunciado pelo biólogo Mario Moscatelli, que flagrou as plantas aquáticas se deslocando da Lagoa do Camorim, na altura da Avenida Ayrton Senna, em direção ao mar.
— É uma pena. O problema foi informado para os órgãos ambientais há uma semana, às secretarias estadual e municipal. Ontem, fiz um novo alerta e nada foi feito — diz Moscatelli.
Os blocos de gigogas se deslocaram rapidamente, de acordo com a variação da maré, e a ecobarreira instalada na Lagoa da Tijuca não foi capaz de segurá-los e se rompeu. Por volta das 10h30m, garis já retiravam gigogas da areia da praia. Segundo Moscatelli, porém, o número de funcionários não era suficiente para o trabalho:
— Com as plantas, desce lixo hospitalar e domiciliar, prego, parafuso. Tudo o que é jogado pela população nos rios e lagoas está sendo jogado para a Praia da Barra.
A matéria foi originalmente publicada em O Globo
VÍDEO: baleia franca e filhote ´dançam´ em flagra de fotógrafo no Arpoador
06/08/2026
Após ´alerta severo´ da Defesa Civil, entenda se ciclone bomba pode atingir o Rio
06/08/2026
Especialistas indígenas preservam abelhas nativas sem ferrão em SP e fazem alerta
06/08/2026
Turismo de avistamento de baleias tem regras, e especialistas defendem melhor fiscalização
06/08/2026
Baleia-jubarte passa debaixo de caiaque e surpreende grupo no ES: ´Achei que ia me derrubar´, diz instrutor; assista VÍDEO
06/08/2026
Embalagem flexível é principal rejeito em cooperativas de reciclagem
06/08/2026
