UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Conheça o Brasilestes stardusti, o mamífero brasileiro que viveu com dinossauros

05/06/2018

A partir de um pequeno dente, de apenas 3,5 milímetros, pesquisadores brasileiros identificaram uma espécie extinta de mamífero que viveu no país, no noroeste de São Paulo, entre 87 milhões e 70 milhões de anos atrás, no fim da era Mesozoica. O animal, que tinha o tamanho aproximado de um gambá, foi batizado como Brasilestes stardusti e é, até o momento, o único mamífero brasileiro que conviveu com os dinossauros.
— O dente de Brasilestes é pequeno e se encontra incompleto, pois lhe faltam as raízes — disse a paleontóloga Mariela Cordeiro de Castro, professora da Universidade Federal de Goiás e primeira autora do estudo que acaba de ser publicado na revista “Royal Society Open Science”, em entrevista à Agência Fapesp. —Pequeno, mas nem tanto. Apesar de só ter 3,5 milímetros, o dente é três vezes maior do que quase todos os dentes conhecidos de mamíferos do Mesozoico. No tempo dos dinossauros, a maioria dos mamíferos tinha o tamanho de camundongos. O Brasilestes era bem maior, do tamanho de um gambá.
A descoberta foi anunciada nesta quarta-feira. Participaram do estudo pesquisadores da Universidade de São Paulo, da Universidade Federal de Goiás, da Universidade Estadual de Campinas, do Museu de La Plata, na Argentina, e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos EUA. O nome é uma homenagem ao roqueiro inglês David Bowie, morto em janeiro de 2016, um mês após o dente ser encontrado. O Brasilestes stardusti faz alusão a Ziggy Stardust, personagem criado pelo cantor para uma música de 1973.
O dente fossilizado foi encontrado em rochas da Formação Adamantina, no meio de um pasto na fazenda Buriti, em General Salgado. Mariela recorda que com “olhar de lince”, o pesquisador Júlio Marsola, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP, avisou o dente durante uma visita aos afloramentos rochosos.
— Brinco que, naquele dia, ele gastou a sua quota de descobertas extraordinárias para toda uma vida. E olha que ele nem estuda mamíferos, mas dinossauros — disse Mariela.
Marsola explica que os depósitos fósseis de General Salgado são bem conhecidos, local da descoberta de vários crocodilos do Mesozoico.

Leia a matéria em O Globo

Novidades

VÍDEO: baleia franca e filhote ´dançam´ em flagra de fotógrafo no Arpoador

06/08/2026

Uma baleia franca e seu filhote foram flagrados pelo fotógrafo Gabriel Klabin no Arpoador, Zona Sul ...

Após ´alerta severo´ da Defesa Civil, entenda se ciclone bomba pode atingir o Rio

06/08/2026

O alerta severo disparado pela Defesa Civil da cidade do Rio por volta das 5h da manhã desta quarta-...

Especialistas indígenas preservam abelhas nativas sem ferrão em SP e fazem alerta

06/08/2026

Marcio Karai acomoda-se sobre um tronco de árvore perto de sua casa, nos arredores de São Paulo, e p...

Turismo de avistamento de baleias tem regras, e especialistas defendem melhor fiscalização

06/08/2026

Em meio à expansão do avistamento de baleias-jubarte no litoral paulista, uma cena chamou a atenção ...

Baleia-jubarte passa debaixo de caiaque e surpreende grupo no ES: ´Achei que ia me derrubar´, diz instrutor; assista VÍDEO

06/08/2026

Uma baleia-jubarte surpreendeu um grupo de praticantes de caiaque durante um passeio no início da ma...

Embalagem flexível é principal rejeito em cooperativas de reciclagem

06/08/2026

Numa cooperativa de reciclagem, rejeito não é sinônimo de lixo comum, é o material que chega, é tria...