UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Vacinação contra a gripe é prorrogada até sexta em Niterói

19/06/2018

A Campanha de Vacinação Contra a Gripe de 2018 foi prorrogada pela prefeitura de Niterói até sexta-feira, seguindo orientações do Ministério da Saúde. Desde o início da ação, 92.900 pessoas receberam a dose, mas a meta é vacinar 90% de cada grupo, o que equivale a 154 mil pessoas. A vacina está disponível, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, em 54 salas de vacinação nas policlínicas regionais, unidades básicas de saúde e módulos do Programa Médico de Família.
O público-alvo é formado por pessoas a partir de 60 anos; crianças de 6 meses a 5 anos (até 4 anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores de saúde, professores das redes pública e particular, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade (o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas) e funcionários do sistema prisional.
Portadores de doenças crônicas não transmissíveis, incluindo pessoas com deficiências específicas, devem levar a prescrição médica relatando o motivo da indicação da vacina. Para receber a imunização, é necessário comparecer às unidades de saúde levando carteira de identidade e outros comprovantes, de acordo com os grupos a que pertencem.
A secretária municipal de Saúde, Maria Célia Vasconcellos, explica que é extremamente importante que as pessoas que fazem parte do público-alvo recebam a vacina, fabricada com partículas inativadas dos vírus H1N1, H3N2 e B, portanto, incapaz de produzir a doença.
— Quem não conseguiu se imunizar ainda, aproveite a continuidade da campanha e vá até a unidade de saúde mais próxima para receber a dose. A imunização reduz o número de internações, complicações e mortes em decorrência de infecções causadas pelos vírus da doença — afirma a secretária.
Conhecida como gripe, a influenza é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. A infecção geralmente dura uma semana, com os sintomas sistêmicos persistindo por alguns dias, sendo a febre o mais importante.

Fonte: O Globo

Novidades

ONU combate fake news sobre mudanças climáticas no TikTok

25/04/2024

Em comemoração ao Dia Internacional da Terra, celebrado em 22 de abril, a ONU (Organização das Naçõe...

Entenda o que é a captura de carbono que limpa o ar em escala industrial

25/04/2024

A descarbonização de setores-chave da economia virou um assunto de urgência máxima. E, ao mesmo temp...

Turbinas eólicas trazem energia limpa e beleza para áreas urbanas

25/04/2024

Quando design e tecnologia se encontram, os equipamentos deixam de ter apenas uma funcionalidade prá...

Na amazônia equatoriana, borboletas são ´termômetros´ das mudanças climáticas

25/04/2024

Biólogos e guardas-florestais prendem a respiração ao abrirem uma iguaria fétida que atrai borboleta...

Crise do clima dá fôlego a propostas de geoengenharia para bloquear radiação solar

25/04/2024

Diante da lentidão dos países em reduzir as emissões de CO₂, a Humanidade vem flertando com te...

A planta usada como alternativa ao papel higiênico na África e nos EUA

25/04/2024

Será que o Plectranthus barbatus, popularmente conhecido como boldo, é uma alternativa sustentável a...