
10/07/2018
Os jardins da Cidade das Artes estão mais verdes e produtivos. Frutas, temperos, legumes e vegetais ocupam, atualmente, cerca de 400 metros quadrados de uma área próxima ao lago. O projeto Horta das Artes ganhou ramificação com o pomar Roda Viva: em junho, foram plantadas mudas de árvores frutíferas nativas e exóticas no local.
O centro cultural realiza oficinas a fim de promover educação ambiental e capacitação. Os participantes aprendem a plantar seguindo princípios agroecológicos, em que espécies variadas são plantadas próximas e a própria folhagem é usada como adubo. O projeto tem apoio do Grupo Qban, de banheiros químicos sustentáveis.
— A galera participa, aprende e começa a pegar gosto pelo cultivo. Temos 600 metros quadrados para trabalhar — conta o engenheiro ambiental Fabio Mehlem, um dos coordenadores do projeto. — O pomar é a inauguração de mais um espaço biodiverso, que aproveitamos para as oficinas.
Berinjela, manjericão, alecrim, jabuticaba, limão, bertalha, cebolinha e salsinha são alguns dos cultivos. Na greve dos caminhoneiros, em maio, essa produção foi parar na mesa dos moradores do entorno.
— Quando as pessoas perceberam que tinham uma solução do lado de casa, vieram recorrer a nós e perguntar por que não vendíamos a produção. Mas nosso foco é a educação ambiental e ter o máximo de multiplicadores na cidade, para que se criem hortas para todos os lados — diz Mehlem.
Fonte: O Globo
VÍDEO: baleia franca e filhote ´dançam´ em flagra de fotógrafo no Arpoador
06/08/2026
Após ´alerta severo´ da Defesa Civil, entenda se ciclone bomba pode atingir o Rio
06/08/2026
Especialistas indígenas preservam abelhas nativas sem ferrão em SP e fazem alerta
06/08/2026
Turismo de avistamento de baleias tem regras, e especialistas defendem melhor fiscalização
06/08/2026
Baleia-jubarte passa debaixo de caiaque e surpreende grupo no ES: ´Achei que ia me derrubar´, diz instrutor; assista VÍDEO
06/08/2026
Embalagem flexível é principal rejeito em cooperativas de reciclagem
06/08/2026
