
04/09/2018
Um proposta apresentada pelo Conselho Regional de Southland, na Nova Zelândia, está provocando polêmica entre os moradores da região por afetar diretamente um dos mais populares animais de estimação: os gatos. O plano de manejo de pragas posto em consulta pública no último dia 15 tem entre os artigos o banimento de todos os amados felinos.
— Nós não odiamos os gatos — afirmou John Collins, da agência responsável pela conservação ambiental em Omaui, um dos dois vilarejos na região que poderão banir os gatos, ao site Newshub. — Mas nós queremos ver donos de animais de estimação responsáveis e este realmente não é o local adequado para gatos.
A medida, que também deverá ser aplicada na Ilha Stewart, prevê que todos os gatos domésticos já existentes serão castrados, registrados e receberão um microchip, tudo subsidiado pelo governo. E, após a morte desses animais, os donos não poderão adquirir outros. Ao todo, 72 espécies exóticas serão controladas ou proibidas.
Para os ambientalistas, o banimento dos gatos é importante para a proteção da biodiversidade nativa. A Nova Zelândia anunciou há dois anos um ambicioso plano de livrar o arquipélago de predadores exóticos, exterminando todas as espécies introduzidas de ratos, furões e gambás. Os gatos também estão na mira.
Mas nem todos estão contentes com a proposta. Em entrevista ao jornal local “Otago Daily Times”, a moradora de Omaui Nico Jarvis se disse chocada e planeja uma petição contra o plano. Dona de três gatos, ela defende que essa é a única maneira de combater o problema dos roedores na região.
— Se eu não puder ter gatos, se torna praticamente insalubre morar na minha casa — criticou. — Não é nem mesmo regular a possibilidade das pessoas em ter um gato. É dizer que você não pode ter um.
O plano foi divulgado à população no último dia 15, e as propostas podem ser apresentadas entre os dias 28 deste mês e 29 de outubro. O cronograma prevê audiências para o início do ano que vem, para que o plano entre em operação na metade de 2019.
Fonte: O Globo
VÍDEO: baleia franca e filhote ´dançam´ em flagra de fotógrafo no Arpoador
06/08/2026
Após ´alerta severo´ da Defesa Civil, entenda se ciclone bomba pode atingir o Rio
06/08/2026
Especialistas indígenas preservam abelhas nativas sem ferrão em SP e fazem alerta
06/08/2026
Turismo de avistamento de baleias tem regras, e especialistas defendem melhor fiscalização
06/08/2026
Baleia-jubarte passa debaixo de caiaque e surpreende grupo no ES: ´Achei que ia me derrubar´, diz instrutor; assista VÍDEO
06/08/2026
Embalagem flexível é principal rejeito em cooperativas de reciclagem
06/08/2026
