
04/10/2018
Estão reunidos no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pesquisadores dos 35 projetos de pesquisa sobre mudanças climáticas, selecionados por meio do Edital CAPES/ANA nº 19/2015 e da Chamada MCTI/CNPq/ANA nº 23/2015. O encontro é realizado pela Agência Nacional de Águas (ANA), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e tem como objetivo identificar os principais avanços e impactos.
Durante a abertura da oficina, nessa segunda (1), o representante do CNPq, Carlos Alberto Pitalluga, falou obre a importância de avaliar os projetos para formação de uma rede de apoio. "Avaliar e acompanhar esses projetos não era tradição e há alguns anos tem se tornado uma constante, isso é muito importante para formamos não só uma rede de pesquisa mas também uma rede de apoio entre o pesquisadores". Avaliou.
Também participaram da abertura os representantes da Agência Nacional da Águas (ANA), Nazareno Araújo e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Priscila Cagni. Logo após a abertura começaram as apresentações que seguem até a próxima quinta-feira (4).
Os representantes dos projetos selecionados terão a oportunidade de apresentar os resultados finais e os avanços obtidos nos quase 3 anos de trabalho. O evento também proporciona o intercâmbio entre as instituições de pesquisa que desenvolvem os projetos sobre mudanças climáticas, além de um espaço de diálogo entre os pesquisadores e os representantes dos órgãos públicos envolvidos nas seleções.
Os projetos de pesquisa selecionados abordam os impactos da mudança do clima sobre os sistemas naturais e humanos, medidas de adaptação com ênfase em recursos hídricos e usos da água, além de estoques e fluxos de carbono no solo e na vegetação do Brasil. Estes projetos de pesquisa se encerram até o fim do ano.
A programação tem apresentações de pesquisadores de universidades das cinco regiões do País e de instituições nacionais, como o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
Leia mais no site do CNPq
VÍDEO: baleia franca e filhote ´dançam´ em flagra de fotógrafo no Arpoador
06/08/2026
Após ´alerta severo´ da Defesa Civil, entenda se ciclone bomba pode atingir o Rio
06/08/2026
Especialistas indígenas preservam abelhas nativas sem ferrão em SP e fazem alerta
06/08/2026
Turismo de avistamento de baleias tem regras, e especialistas defendem melhor fiscalização
06/08/2026
Baleia-jubarte passa debaixo de caiaque e surpreende grupo no ES: ´Achei que ia me derrubar´, diz instrutor; assista VÍDEO
06/08/2026
Embalagem flexível é principal rejeito em cooperativas de reciclagem
06/08/2026
