UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Macrodrenagem dos Rios Tindiba e Grande é a próxima etapa de programa de recuperação ambiental

13/12/2018

No Plano Estratégico da prefeitura, que prevê metas até 2020, as obras de macrodrenagem dos rios Tindiba, Grande, Covanca e Pechincha são apontadas como uma possível solução definitiva para os problemas de enchentes na região. Até o fim de 2019 deverão ser concluídas intervenções em 6,7 quilômetros dos quatro cursos d’água. O trabalho foi concluído no Rio Pechincha e está em andamento no Covanca. Agora, uma nova fase se inicia, com a chegada dos operários ao Rio Tindiba e a previsão de uma nova frente no Rio Grande nos primeiros meses do ano que vem.
O Programa de Recuperação Ambiental da Bacia de Jacarepaguá foi lançado em 2011 e inicialmente estaria concluído no segundo semestre de 2015, a tempo da Olimpíada de 2016, conforme constava no Caderno de Encargos. Além de macrodrenagem, o plano inclui medidas como dragagem, desassoreamento, limpeza e canalização de rios e recomposição de leitos, assim como ações de educação ambiental e contenção de encostas. Anil, Cidade de Deus, Freguesia, Gardênia Azul, Itanhangá, Pechincha, Praça Seca, Taquara e Tanque serão beneficiados. Os recursos são compartilhados entre município e governo federal: o trabalho foi incluído no PAC Drenagem, destinado a cidades onde há inundações constantemente em períodos de chuvas.
O chefe de gabinete da Fundação Rio-Águas, Gilmar Lopes, prevê o término das obras no Covanca para o primeiro trimestre do ano que vem. A última fase será na Avenida Geremário Dantas, onde haverá intervenções no trânsito, provavelmente em janeiro, período de férias escolares, para minimizar o impacto. A macrodrenagem de outros 11 rios foi concluída este ano. Houve também limpeza de diferentes cursos d’água.
— A canalização é importantíssima para controle de enchentes, erosão e fundamento. Trabalhamos assim desde 2010 — conta Lopes.
No início de novembro, o administrador regional de Jacarepaguá, Antonio Veltri, se reuniu com técnicos da prefeitura para a apresentação do cronograma de canalização do Rio Tindiba. A obra, segundo o administrador, compreende a urbanização do entorno, com reparo de calçadas e instalação de guarda-corpos.
— É um alívio para toda a população de Jacarepaguá. Estamos ansiosos pelo fim das obras. A previsão para a conclusão do trabalho nos rios Tindiba e Grande é o segundo semestre do próximo ano. Isso não vai nos deixar ver os efeitos já neste verão — explica.

Saiba mais em O Globo

Novidades

Maior peixe do mundo, tubarão-baleia encanta banhistas na Praia da Barra da Tijuca

25/04/2024

Um tubarão-baleia foi avistado nas águas da Barra da Tijuca no feriado. Um vídeo postado nas redes s...

Macacos bugios voltam ao Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro

25/04/2024

Extintos há quase 200 anos na cidade do Rio de Janeiro por conta do desmatamento e da caça, os macac...

Com uso de energia renovável, Shopping Penha conquista certificação internacional

25/04/2024

Em 2023, as fontes renováveis tiveram uma participação de 47,4% na matriz energética brasileira. Em ...

Produtos de limpeza ecológicos trazem benefícios para a saúde

25/04/2024

Usados diariamente, seja para limpeza de louças ou para higiene de espaços, os produtos de limpeza t...