UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Nos debates finais da COP24, a urgência de se levar a sério o que diz a ciência sobre o clima

18/12/2018

Teve até “risadaço” na Conferência do Clima (COP24) que está para ser encerrada, talvez entrando madrugada adentro desta sexta-feira (14), na Polônia. Manifestantes invadiram uma sala onde norte-americanos estavam querendo vender a ideia de “carvão limpo” e começaram a rir alto, o que aconteceu durante uns dez minutos. O evento foi inédito... nunca antes na história de uma cúpula do clima convocada pelas Nações Unidas houve risadaço da plateia. E foi um dos eventos mais concorridos da COP, segundo a reportagem do Observatório do Clima (OC). Mais um capítulo da série... seria cômico, se não fosse tão sério.
Para ter mais notícias de bastidores da Conferência, conversei pelo telefone, hoje de manhã, com o biólogo e ambientalista Carlos Rittl, secretário-executivo do OC, que está em Katowice, onde acontece a COP. Ele vem atuando desde o início da reunião, que começou no dia 3 de dezembro, como um dos observadores multilaterais.
Rittl acha pouco provável que a reunião termine nesta sexta, como era de se esperar, porque o rascunho que vai virar texto oficial só foi terminado às três da manhã. E conversou comigo justamente no momento em que os negociadores, já cansados depois de 14 dias se debruçando sobre o tema, e sob um frio intenso, voltavam às salas para consolidar o texto final, definitivo, que será divulgado ao mundo.

Para ler a entrevista de Carlos Rittl completa, acesse o G1

Novidades

Erosão na Praia da Macumba: abaixo-assinado pede solução definitiva

04/08/2026

As marcas deixadas pelas ressacas na Praia da Macumba já fazem parte da paisagem do Recreio dos Band...

Busca por imóveis com certificação sustentável cresce em Curitiba

04/08/2026

Em 2022, o U.S. Green Building Council, o principal órgão certificador de edifícios sustentáveis do ...

Cooperativa mineira gera renda para agricultores que preservam o cerrado

04/08/2026

A conservação do cerrado, bioma pressionado pelo desmatamento, depende de remunerar as comunidades q...

Araras-vermelhas dão ´beijo´ em topo de árvore e encantam moradora de MS

04/08/2026

Um casal de araras-vermelhas foi flagrado em um momento de interação no topo de uma árvore em Camapu...

Ilha que recebeu navios de cruzeiros é esquecida após COP30

04/08/2026

Oito meses após a realização da COP30, em Belém, moradores e comerciantes do distrito de Outeiro diz...

Plástico retirado de rios amazônicos vira material para construção civil

04/08/2026

Garrafas PET, embalagens e outros resíduos plásticos retirados de rios amazônicos ganharam um novo d...