
19/03/2019
Um grupo de estudantes do Cefet e da UFRJ está na final de um concurso mundial que busca inovações para melhorar o mundo. O protótipo construído foi de um boné e um bastão para deficientes visuais que avisam a aproximação de obstáculos. A final, na qual o Time Tupã competirá com outras quatro equipes, será realizada no Texas (EUA), mas a verba para a viagem ainda não está garantida.
— Estamos no momento conversando com os professores, as universidade e quem puder. O evento no Texas vai acontecer no final de abril. Então, o tempo é curto — conta o engenheiro mecânico Giovanni Seiji Cozzolino Enokibara, aluno de mestrado do Cefet.
Caso não consigam o dinheiro, o grupo pode perder a vaga na final do evento, chamado Invent For The Planet (algo como Invente pelo planeta). Há dois concorrentes europeus na final (Universidade Aristóteles de Salonica, da Grécia; e Universidade de Swansea, da Suécia) e outros dois americanos (James Madison University e Texas A&M University, instituição que promove a competição). O time brasileiro é formado por seis alunos, que participam de três grupos de pesquisa diferentes. Eles passaram três dias trabalhando no desenvolvimento do projeto. Todo o processo é acompanhado ao vivo pelos organizadores do concurso.
A matéria na íntegra pode ser lida em O Globo
Erosão na Praia da Macumba: abaixo-assinado pede solução definitiva
04/08/2026
Busca por imóveis com certificação sustentável cresce em Curitiba
04/08/2026
Cooperativa mineira gera renda para agricultores que preservam o cerrado
04/08/2026
Araras-vermelhas dão ´beijo´ em topo de árvore e encantam moradora de MS
04/08/2026
Ilha que recebeu navios de cruzeiros é esquecida após COP30
04/08/2026
Plástico retirado de rios amazônicos vira material para construção civil
04/08/2026
