UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Golfinhos aparecem na Praia de Itaipu, em Niterói

02/04/2019

Um cardume de golfinhos do tipo nariz de garrafa (Tursiops truncatus) apareceu na manhã desta terça-feira na Praia de Itaipu, em Niterói, para encantamento dos banhistas. Flagrados pelo instrutor de stand up paddle e ativista ambiental Paulo Oberlander, os animais nadaram por quase toda a extensão da orla, passando próximo à Ilha Mãe, local que no dia anterior estava cheio de lixo flutuante.
— Eles vieram beirando a praia e foram exatamente em direção à ilha, seguindo para Maricá. Eram centenas, havia filhotes e adultos. Eles sempre apareciam por aqui, mas fazia mais de um ano que eu não os via e já estava preocupado. Principalmente porque, no dia anterior, vi muito lixo em volta da Ilha Mãe. Hoje fiquei apreensivo quando os vi nadando para lá — conta Oberlander que, na segunda-feira, salvou uma tartaruga no local.
— Ela estava presa numa sacola plástica e consegui soltá-la. Era enorme. Dá muita tristeza ver aquele liixo ali, que apareceu há três dias, e os animais tendo que conviver com aquilo — diz Oberlander, que fez os dois registros.

Fonte: O Globo

Novidades

Erosão na Praia da Macumba: abaixo-assinado pede solução definitiva

04/08/2026

As marcas deixadas pelas ressacas na Praia da Macumba já fazem parte da paisagem do Recreio dos Band...

Busca por imóveis com certificação sustentável cresce em Curitiba

04/08/2026

Em 2022, o U.S. Green Building Council, o principal órgão certificador de edifícios sustentáveis do ...

Cooperativa mineira gera renda para agricultores que preservam o cerrado

04/08/2026

A conservação do cerrado, bioma pressionado pelo desmatamento, depende de remunerar as comunidades q...

Araras-vermelhas dão ´beijo´ em topo de árvore e encantam moradora de MS

04/08/2026

Um casal de araras-vermelhas foi flagrado em um momento de interação no topo de uma árvore em Camapu...

Ilha que recebeu navios de cruzeiros é esquecida após COP30

04/08/2026

Oito meses após a realização da COP30, em Belém, moradores e comerciantes do distrito de Outeiro diz...

Plástico retirado de rios amazônicos vira material para construção civil

04/08/2026

Garrafas PET, embalagens e outros resíduos plásticos retirados de rios amazônicos ganharam um novo d...