
02/04/2019
Um cardume de golfinhos do tipo nariz de garrafa (Tursiops truncatus) apareceu na manhã desta terça-feira na Praia de Itaipu, em Niterói, para encantamento dos banhistas. Flagrados pelo instrutor de stand up paddle e ativista ambiental Paulo Oberlander, os animais nadaram por quase toda a extensão da orla, passando próximo à Ilha Mãe, local que no dia anterior estava cheio de lixo flutuante.
— Eles vieram beirando a praia e foram exatamente em direção à ilha, seguindo para Maricá. Eram centenas, havia filhotes e adultos. Eles sempre apareciam por aqui, mas fazia mais de um ano que eu não os via e já estava preocupado. Principalmente porque, no dia anterior, vi muito lixo em volta da Ilha Mãe. Hoje fiquei apreensivo quando os vi nadando para lá — conta Oberlander que, na segunda-feira, salvou uma tartaruga no local.
— Ela estava presa numa sacola plástica e consegui soltá-la. Era enorme. Dá muita tristeza ver aquele liixo ali, que apareceu há três dias, e os animais tendo que conviver com aquilo — diz Oberlander, que fez os dois registros.
Fonte: O Globo
Erosão na Praia da Macumba: abaixo-assinado pede solução definitiva
04/08/2026
Busca por imóveis com certificação sustentável cresce em Curitiba
04/08/2026
Cooperativa mineira gera renda para agricultores que preservam o cerrado
04/08/2026
Araras-vermelhas dão ´beijo´ em topo de árvore e encantam moradora de MS
04/08/2026
Ilha que recebeu navios de cruzeiros é esquecida após COP30
04/08/2026
Plástico retirado de rios amazônicos vira material para construção civil
04/08/2026
