UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Vazão das Cataratas do Iguaçu passa de quatro vezes o volume normal

04/06/2019

As fortes chuvas que vêm atingindo o Paraná desde o início da semana fizeram a vazão das Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, no oeste do estado, atingir quatro vezes o volume normal.
No início da tarde de sábado (1º), passavam pelo conjunto de quedas mais de 6,2 milhões de litros de água por segundo. A vazão média é de 1,5 milhão de litros de água por segundo.
Com a grande quantidade de chuva, os seis reservatórios das usinas construídas ao longo do Rio Iguaçu também estão precisando dispensar o excesso de água não usada na produção de energia.
Segundo a Copel, que faz o monitoramento hidrológico do rio, a previsão é que a vazão, que aumentou a partir de quinta-feira (30), diminua durante o fim de semana.
Também em Foz do Iguaçu, depois de sete meses a Hidrelétrica de Itaipu precisou abrir uma das três calhas do vertedouro na madrugada deste sábado.
O reservatório da usina é abastecido pela bacia do Rio Paraná, que se estende pelos estados de São Paulo e Minas Gerais.

Fonte: G1

Novidades

Vendaval turbinado que atingiu o Rio e São Paulo é a ´ponta do dedo do longo braço´ do El Niño; entenda

30/07/2026

Os fortes ventos que atingiram os estados de São Paulo e Rio de Janeiro eram a vanguarda de um siste...

VÍDEO: maior espécie de raia do mundo é registrada durante pesquisa com baleias no ES

30/07/2026

A maior espécie de raia do mundo foi registrada durante uma expedição científica realizada em alto-m...

Sucuri-amarela infestada de carrapatos impressiona no Pantanal; biólogo explica

30/07/2026

Uma sucuri-amarela, cobra símbolo do Pantanal de Mato Grosso do Sul, chamou a atenção de internautas...

Presença de golfinhos em Fernando de Noronha cai quase pela metade em dez anos

30/07/2026

Um dos símbolos de Fernando de Noronha, o golfinho-rotador frequentou bem menos o arquipélago no ano...

El Niño: governo prevê gastar até R$ 1,3 bilhão para enfrentar secas, chuvas intensas e incêndios

30/07/2026

O governo informou nesta quarta-feira (29) que prevê investir até R$ 1,3 bilhão em ações para enfren...

Mercúrio se acumula duas vezes mais rápido na Península Antártica, aponta estudo

30/07/2026

Mesmo distante dos grandes centros urbanos e industriais, a Península Antártica está acumulando merc...