UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Espécie de segundo fóssil de dinossauro encontrado no Maranhão é identificada

06/08/2019

Uma expedição que envolveu pesquisadores e moradores do Maranhão e do Rio de Janeiro resultou na descoberta de um novo dinossauro, o Itapeuassauros Cajapioenses. O fóssil do bicho foi encontrado no Lage do Itapeua, em Cajapió, na costa norte do estado brasileiro em 2015.
O dinossauro pesava de duas a sete toneladas e tinha 12 metros de comprimento. Por milhares de anos, os ossos do animal ficaram conservados em uma rocha. Eles só foram descobertos porque foram revelados pela baixa maré.
O trabalho de escavação foi feito com espumas e amarrações com arame. Depois, durante cinco anos, os ossos foram estudados para identificar a espécie. Foi uma cooperação entre oito pesquisadores do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), do Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
"Nós ficamos felizes de saber da nossa contribuição para a ciência. Isso é gratificante", contou à TV Mirante do Maranhão, Agostinha Araújo, paleontóloga do Centro de Pesquisa de História Natural.
Esta é a segunda descoberta de um fóssil de dinossauro no estado. "O Maranhão tem um enorme potencial de estudos de alto nível, que tem implicações globais de como é a compreensão e a distribuição desses animais na África, Europa e no extremo-sul da América do Sul", afirmou Rafael Lindoso, paleotólogo da UFMA.
O último dinossauro achado no Maranhão foi o Amazonssauros Maranhensis, descoberto pelos mesmos pesquisadores que identificaram o Itapeuassauros Cajapioenses. Os especialistas acreditam que os achados são raros, pois na região há um grupo pequeno e restrito de dinossauros herbívoros de pequeno porte que existiram entre 120 milhões e 96 milhões de anos atrás.

Fonte: Revista Galileu

Novidades

Vendaval turbinado que atingiu o Rio e São Paulo é a ´ponta do dedo do longo braço´ do El Niño; entenda

30/07/2026

Os fortes ventos que atingiram os estados de São Paulo e Rio de Janeiro eram a vanguarda de um siste...

VÍDEO: maior espécie de raia do mundo é registrada durante pesquisa com baleias no ES

30/07/2026

A maior espécie de raia do mundo foi registrada durante uma expedição científica realizada em alto-m...

Sucuri-amarela infestada de carrapatos impressiona no Pantanal; biólogo explica

30/07/2026

Uma sucuri-amarela, cobra símbolo do Pantanal de Mato Grosso do Sul, chamou a atenção de internautas...

Presença de golfinhos em Fernando de Noronha cai quase pela metade em dez anos

30/07/2026

Um dos símbolos de Fernando de Noronha, o golfinho-rotador frequentou bem menos o arquipélago no ano...

El Niño: governo prevê gastar até R$ 1,3 bilhão para enfrentar secas, chuvas intensas e incêndios

30/07/2026

O governo informou nesta quarta-feira (29) que prevê investir até R$ 1,3 bilhão em ações para enfren...

Mercúrio se acumula duas vezes mais rápido na Península Antártica, aponta estudo

30/07/2026

Mesmo distante dos grandes centros urbanos e industriais, a Península Antártica está acumulando merc...