UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Dia do Mico-Leão-Dourado: reserva no RJ ganha nova sede com ajuda de ONGs estrangeiras

06/08/2019

O Dia do Mico-Leão Dourado, na sexta-feira (2), foi marcado pela inauguração da nova sede da Associação do Mico-Leão Dourado (AMLD) em Silva Jardim, no interior do Rio. O terreno, com 237 hectares, foi adquirido com recursos das ONGs estrangeiras DOB Ecology, que é holandesa, e Saving Nature, que é norte-americana.
De acordo com a associação, estimativas da década de 1970 apontavam apenas cerca de 200 micos na natureza, porém, o último censo revelou que, atualmente, mais de 3 mil exemplares da espécie vivem no que restou de Mata Atlântica no Rio de Janeiro, que é o único lugar no mundo com a ocorrência do mico-leão-dourado.
A reserva, que terá mais de um milhão de metros quadrados de mudas nativas da Mata Atlântica plantadas, será aberta ao público em janeiro de 2020, recebendo o nome de Parque do Mico-Leão Dourado.
A inauguração na tarde desta sexta foi fechada para convidados e imprensa, e contou com palestras, artesanatos e comidas de produtores. Também houve um plantio para contribuir com o reflorestamento de área onde está sendo construído um viaduto vegetado, na BR-101, o primeiro em rodovia federal do país.
A AMLD considera a inauguração desse espaço um "avanço importante do trabalho de 27 anos que a organização desenvolve na área de ocorrência do mico-leão-dourado", diz a ONG.
No sábado, o evento foi aberto ao público com caminhada, atividades para crianças e oficina de agroecologia, às 9h.
Às 11h, houve entrega de uniformes do Imbaú Futebol Clube, anúncio dos vencedores do concurso de redação ´Minha Silva Jardim Sustentável´ e inauguração da Biblioteca Luísa Pinho Sartori.

Fonte: G1

Novidades

Vendaval turbinado que atingiu o Rio e São Paulo é a ´ponta do dedo do longo braço´ do El Niño; entenda

30/07/2026

Os fortes ventos que atingiram os estados de São Paulo e Rio de Janeiro eram a vanguarda de um siste...

VÍDEO: maior espécie de raia do mundo é registrada durante pesquisa com baleias no ES

30/07/2026

A maior espécie de raia do mundo foi registrada durante uma expedição científica realizada em alto-m...

Sucuri-amarela infestada de carrapatos impressiona no Pantanal; biólogo explica

30/07/2026

Uma sucuri-amarela, cobra símbolo do Pantanal de Mato Grosso do Sul, chamou a atenção de internautas...

Presença de golfinhos em Fernando de Noronha cai quase pela metade em dez anos

30/07/2026

Um dos símbolos de Fernando de Noronha, o golfinho-rotador frequentou bem menos o arquipélago no ano...

El Niño: governo prevê gastar até R$ 1,3 bilhão para enfrentar secas, chuvas intensas e incêndios

30/07/2026

O governo informou nesta quarta-feira (29) que prevê investir até R$ 1,3 bilhão em ações para enfren...

Mercúrio se acumula duas vezes mais rápido na Península Antártica, aponta estudo

30/07/2026

Mesmo distante dos grandes centros urbanos e industriais, a Península Antártica está acumulando merc...