UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Após ressaca, ´nova praia´ do Leblon é engolida pelo mar, mas deve voltar

06/08/2019

Após fazer a alegria de banhistas, curiosos e atletas de slackline na última sexta-feira, quando a temperatura ultrapassou os 37 graus no Rio, a "nova praia" que apareceu no Leblon , na Zona Sul, voltou a se esconder sob as ondas. Mas pode ser por pouco tempo.
Fenômeno raro, a faixa de areia, na altura do mirante, apareceu na semana passada alterando um cenário onde antes havia apenas rochas e mar. Com a frente fria do último fim de semana e o aumento no nível das ondas, a praia desapareceu e só deixou para trás a faixa de slackline amarrada nas pedras e esquecida por praticantes da modalidade.
Meteorologista do instituto Climatempo, João Basso defende que o movimento de aparecimento da faixa de areia faz parte de uma confluência de fatores, e após a diminuição do nível das ondas, a praia pode voltar a aparecer.
— É uma coisa cíclica. Antes da passagem da frente da fria deste fim de semana a altura das ondas estava mais baixa, e a faixa de areia apareceu. Com a chegada da frente fria, a altura das ondas subiu, e a praia desapareceu. Mas ela pode voltar a aparecer. Nos próximos dias isso vai melhorando, a altura das ondas vai diminuindo e só vai voltar a aumentar no próximo fim de semana por conta da aproximação de uma nova frente fria costeira na noite do próximo domingo — explica.
Para o professor do curso de oceanografia da Universidade do Estado do Rio (Uerj), David Zee, a praia deve reaparecer
— Acredito que, mesmo com a ressaca, aquelas faixas de areia se mantenham. Talvez após o nível do mar diminuir, elas reapareçam um pouco mais para o lado do Leblon, mas ainda por lá. Outra possibilidade é com o passar do tempo, do fim do inverno e a chegada da primavera e o verão, talvez a areia seja retirada pelas ondas pouco a pouco — explica.
Para Zee, que na época do aparecimento das faixas de areia defendeu que a alteração da paisagem local é um alerta das mudanças climáticas, a "nova praia" ainda está debilitada por conta das frentes frias e que tudo deve voltar à normalidade no verão, quando as frentes frias são mais espaçadas.
— A grande lição é que a mudança climática é uma realidade. A direção de entrada da onda começou a mudar. Praias que antes estavam protegidas começaram a estar expostas. Por isso há lugares em que a praia some e outros em que a praia aparece. As autoridades competentes e os centros de pesquisas precisam dar as mãos e desenvolver medidas preventivas, para que não perdemos equipamentos urbanos, como a Ciclovia Tim Maia, que se rompeu três vezes. Tudo isso é um alerta — defende o estudioso.

Fonte: O Globo

Novidades

Vendaval turbinado que atingiu o Rio e São Paulo é a ´ponta do dedo do longo braço´ do El Niño; entenda

30/07/2026

Os fortes ventos que atingiram os estados de São Paulo e Rio de Janeiro eram a vanguarda de um siste...

VÍDEO: maior espécie de raia do mundo é registrada durante pesquisa com baleias no ES

30/07/2026

A maior espécie de raia do mundo foi registrada durante uma expedição científica realizada em alto-m...

Sucuri-amarela infestada de carrapatos impressiona no Pantanal; biólogo explica

30/07/2026

Uma sucuri-amarela, cobra símbolo do Pantanal de Mato Grosso do Sul, chamou a atenção de internautas...

Presença de golfinhos em Fernando de Noronha cai quase pela metade em dez anos

30/07/2026

Um dos símbolos de Fernando de Noronha, o golfinho-rotador frequentou bem menos o arquipélago no ano...

El Niño: governo prevê gastar até R$ 1,3 bilhão para enfrentar secas, chuvas intensas e incêndios

30/07/2026

O governo informou nesta quarta-feira (29) que prevê investir até R$ 1,3 bilhão em ações para enfren...

Mercúrio se acumula duas vezes mais rápido na Península Antártica, aponta estudo

30/07/2026

Mesmo distante dos grandes centros urbanos e industriais, a Península Antártica está acumulando merc...