UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Três garrafas de plástico: o preço de uma passagem de ônibus em uma cidade da Indonésia

13/08/2019

Na estação de ônibus de Surabaya, na Indonésia, milhares de pessoas viajam de ônibus sem pagar um centavo. O bilhete custa, em vez disso, garrafas e copos plásticos, doados em uma inovadora iniciativa contra a poluição.
Uma passagem de ônibus custa três garrafas grandes, cinco garrafas médias ou dez copos plásticos, com a única condição de que não estejam sujos ou esmagados.
— É uma solução muito inteligente. É grátis. Em vez de jogar as garrafas fora, as pessoas podem guardá-las e trazê-las aqui — disse, na movimentada estação de Surabaya, Fransiska Nugrahepi, vizinha dessa cidade, onde vivem três milhões de pessoas.
De acordo com as autoridades municipais, a cada semana, 16 mil pessoas se beneficiam de passagens gratuitas graças a essa ação contra a poluição, que já coletou seis toneladas de resíduos plásticos, a serem vendidos para empresas especializadas em reciclagem. Essa iniciativa não serve apenas para reduzir a quantidade de resíduos, mas também estimula o uso do transporte público, explica Franki Yuanus, gerente de transporte em Surabaya.
— A iniciativa foi recebida com entusiasmo pela população local — disse Yuanus. — O pagamento com plástico satisfez o público. Até hoje, eu mesmo não sabia o que fazer com esse desperdício.
Os habitantes agora têm uma visão diferente do consumo de garrafas de plástico e copos, reconhece Nurhayati Anwar, um contador de 44 anos que usa o ônibus uma vez por semana com seu filho de três anos.
— Agora as pessoas nos escritórios ou em suas casas tentam guardar (o lixo plástico) em vez de jogá-lo fora — disse ele à AFP depois de trocar várias garrafas por um ingresso.

Leia a reportagem na íntegra em O Globo

Novidades

Vendaval turbinado que atingiu o Rio e São Paulo é a ´ponta do dedo do longo braço´ do El Niño; entenda

30/07/2026

Os fortes ventos que atingiram os estados de São Paulo e Rio de Janeiro eram a vanguarda de um siste...

VÍDEO: maior espécie de raia do mundo é registrada durante pesquisa com baleias no ES

30/07/2026

A maior espécie de raia do mundo foi registrada durante uma expedição científica realizada em alto-m...

Sucuri-amarela infestada de carrapatos impressiona no Pantanal; biólogo explica

30/07/2026

Uma sucuri-amarela, cobra símbolo do Pantanal de Mato Grosso do Sul, chamou a atenção de internautas...

Presença de golfinhos em Fernando de Noronha cai quase pela metade em dez anos

30/07/2026

Um dos símbolos de Fernando de Noronha, o golfinho-rotador frequentou bem menos o arquipélago no ano...

El Niño: governo prevê gastar até R$ 1,3 bilhão para enfrentar secas, chuvas intensas e incêndios

30/07/2026

O governo informou nesta quarta-feira (29) que prevê investir até R$ 1,3 bilhão em ações para enfren...

Mercúrio se acumula duas vezes mais rápido na Península Antártica, aponta estudo

30/07/2026

Mesmo distante dos grandes centros urbanos e industriais, a Península Antártica está acumulando merc...