UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Moradores do Joá temem avanço sobre a área verde próximo ao Parque Natural da Tijuca

05/09/2019

No caminho para chegar ao Parque Nacional da Tijuca, moradores do Joá perceberam que, aos poucos, um terreno que antes tinha três casas começa a ganhar novas residências. As construções em andamento na Estrada Sorimã, no Joá, chamaram a atenção por disputarem espaço com o verde.
A maior preocupação, segundo Janaína Uzai, presidente da Associação de Moradores da Barrinha (Amob), é que este seja o início de uma grande ocupação irregular.
— Depois dos desabamentos na Muzema, começamos a perceber o que está acontecendo na área. Temos medo de que as construções avancem para os limites do parque — diz.
Procurada, a Secretaria municipal de Urbanismo, por meio da Coordenadoria de Licenciamento e Fiscalização Urbanística da Barra da Tijuca, informa que identificou quatro construções irregulares no local. Os proprietários têm, a partir da notificação, prazo de 30 dias para apresentar o projeto, que será analisado para se verificar se a legalização é possível. Já a Secretaria municipal de Meio Ambiente não informou se o terreno pertence à área protegida em torno do Parque Natural da Tijuca.

Fonte: O Globo

Novidades

Vendaval turbinado que atingiu o Rio e São Paulo é a ´ponta do dedo do longo braço´ do El Niño; entenda

30/07/2026

Os fortes ventos que atingiram os estados de São Paulo e Rio de Janeiro eram a vanguarda de um siste...

VÍDEO: maior espécie de raia do mundo é registrada durante pesquisa com baleias no ES

30/07/2026

A maior espécie de raia do mundo foi registrada durante uma expedição científica realizada em alto-m...

Sucuri-amarela infestada de carrapatos impressiona no Pantanal; biólogo explica

30/07/2026

Uma sucuri-amarela, cobra símbolo do Pantanal de Mato Grosso do Sul, chamou a atenção de internautas...

Presença de golfinhos em Fernando de Noronha cai quase pela metade em dez anos

30/07/2026

Um dos símbolos de Fernando de Noronha, o golfinho-rotador frequentou bem menos o arquipélago no ano...

El Niño: governo prevê gastar até R$ 1,3 bilhão para enfrentar secas, chuvas intensas e incêndios

30/07/2026

O governo informou nesta quarta-feira (29) que prevê investir até R$ 1,3 bilhão em ações para enfren...

Mercúrio se acumula duas vezes mais rápido na Península Antártica, aponta estudo

30/07/2026

Mesmo distante dos grandes centros urbanos e industriais, a Península Antártica está acumulando merc...