
10/10/2019
O projeto do Parque Orla de Piratininga está em fase de finalização. O passo seguinte será o processo de licitação para a escolha da empresa que executará as obras previstas para melhorar o ecossistema com ações sustentáveis e implantar, às margens da lagoa, píeres de contemplação e pesca, além de áreas de lazer. Uma delas será no trecho da Comunidade da Ciclovia, entre a Via Chico Xavier e a Avenida Raul de Oliveira Rodrigues, atualmente dominada pelo tráfico de drogas. Só este ano, pelo menos 17 pessoas foram presas no local por envolvimento com o crime organizado.
A 81ª DP (Itaipu) abriu inquérito para identificar e prender integrantes do tráfico que atuam na comunidade. No último dia 22, dois homens foram detidos no local, que é identificado pelo 12º BPM (Niterói) como área de grande número de ocorrências. Está em discussão, no momento, o modelo de gestão a ser aplicado no parque, segundo a prefeitura. Quem vive a rotina da região teme que o acesso aos equipamentos do parque fique na mão dos bandidos.
— O projeto é muito interessante, mas vai ser difícil encorajar as pessoas a virem para cá na situação que está, com venda de drogas ocorrendo deliberadamente no meio da rua, à luz do dia, por homens armados. Se não fizerem nada, eles vão tomar tudo — prevê um comerciante do local que pediu para não ser identificado.
De acordo com a prefeitura, a gestão do PRO-Sustentável — programa no qual está inserido o Parque Orla de Piratininga — articula medidas com as demais secretarias municipais para que ações de segurança compatíveis com o novo uso do espaço sejam adotadas quando da implantação do parque. A Polícia Militar diz que realiza intensas incursões na localidade.
A Comunidade da Ciclovia está localizada no chamado Trecho 1 do Parque Orla Piratininga. Na área, será feita a requalificação dos rios Arrozal e Jacaré, a implantação dos sistemas de infraestrutura verde, compostos por bacias de sedimentação, jardins filtrantes e jardins de chuva. Esses sistemas vão contribuir para a melhoria da qualidade da água que chega à lagoa por meio das redes de drenagem e dos rios. Além disso, neste trecho haverá a implantação de píer de pesca, a instalação de áreas de lazer com espaços de ginástica, brinquedos infantis e mesas para piquenique. A praça localizada na Rua Doutor Osiris Pitanga será requalificada, com a implantação de sanitários. O PRO-Sustentável começou a ser concebido em 2014, quando o município começou as tratativas com a Cooperação Andina de Fomento (CAF) para a captação do empréstimo de US$ 100 milhões para financiá-lo.
Fonte: O Globo
Vendaval turbinado que atingiu o Rio e São Paulo é a ´ponta do dedo do longo braço´ do El Niño; entenda
30/07/2026
VÍDEO: maior espécie de raia do mundo é registrada durante pesquisa com baleias no ES
30/07/2026
Sucuri-amarela infestada de carrapatos impressiona no Pantanal; biólogo explica
30/07/2026
Presença de golfinhos em Fernando de Noronha cai quase pela metade em dez anos
30/07/2026
El Niño: governo prevê gastar até R$ 1,3 bilhão para enfrentar secas, chuvas intensas e incêndios
30/07/2026
Mercúrio se acumula duas vezes mais rápido na Península Antártica, aponta estudo
30/07/2026
