
29/10/2019
Incêndios florestais na Califórnia, Estados Unidos, forçaram a retirada nesta quinta-feira (24) de cerca de 50 mil pessoas que vivem ou trabalham no norte do estado. Ventos secos e quentes aumentaram o risco das queimadas, e companhias energéticas desligaram, mais uma vez, a eletricidade na região.
Os incêndios atingiram 39 km² de uma região vinícola no norte de San Francisco. Imagens mostram casas totalmente destruídas pelo fogo. Até a última atualização desta reportagem, não havia dados sobre mortos e feridos.
A situação é mais séria no vilarejo de Geyserville, no norte do estado. De acordo com o "Los Angeles Times", vivem no local 929 pessoas.
Autoridades disseram à agência Associated Press que alguns dos moradores se recusaram a deixar suas propriedades. Em uma coletiva de imprensa, o xerife do condado de Sonoma, Mark Essick, implorou que obedecessem à ordem de evacuação.
As companhias energéticas da Califórnia iniciaram, desde o começo da temporada de incêndios, uma série de desligamentos preventivos. A medida serve para evitar que os ventos derrubem fios já danificados – as empresas passam por dificuldades financeiras – e, com o calor e tempo seco, deem origem aos incêndios.
Os apagões deixaram centenas de milhares de pessoas sem luz na Califórnia, especialmente na parte norte do estado. Há duas semanas, um desligamento semelhante fez cerca de 2 milhões ficarem sem eletricidade.
Fonte: G1
Vendaval turbinado que atingiu o Rio e São Paulo é a ´ponta do dedo do longo braço´ do El Niño; entenda
30/07/2026
VÍDEO: maior espécie de raia do mundo é registrada durante pesquisa com baleias no ES
30/07/2026
Sucuri-amarela infestada de carrapatos impressiona no Pantanal; biólogo explica
30/07/2026
Presença de golfinhos em Fernando de Noronha cai quase pela metade em dez anos
30/07/2026
El Niño: governo prevê gastar até R$ 1,3 bilhão para enfrentar secas, chuvas intensas e incêndios
30/07/2026
Mercúrio se acumula duas vezes mais rápido na Península Antártica, aponta estudo
30/07/2026
