UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Jovens demandam desenvolvimento sustentável com inclusão social no aniversário da ONU

29/10/2019

O futuro que desejamos é baseado em crescimento econômico acompanhado de inclusão social e proteção do meio ambiente. Esta é a avaliação de jovens universitários que se reuniram na quinta-feira (24) na sede do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) na capital fluminense para lembrar o aniversário de 74 anos da Organização.
O evento com a presença de 17 estudantes da Faculdade de Oceanografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) debateu formas de os países alcançarem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos próximos 11 anos, prazo estabelecido pela comunidade internacional para atingir metas como erradicação da pobreza, redução das desigualdades e combate às mudanças climáticas.
O futuro que desejamos é baseado em crescimento econômico acompanhado de inclusão social, educação e proteção do meio ambiente. Esta é a avaliação de jovens universitários que se reuniram nesta quinta-feira (24) na sede do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) na capital fluminense para lembrar o aniversário de 74 anos da Organização.
O evento, com a presença de 17 estudantes da Faculdade de Oceanografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), debateu como alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos próximos 11 anos, prazo estabelecido pela comunidade internacional para atingir metas como erradicação da pobreza, redução das desigualdades e combate às mudanças climáticas.
Os estudantes lembraram que todos os ODS são interdependentes, mas ressaltaram a importância de alguns deles, como do ODS1 (erradicação da pobreza), do ODS2 (fome zero e agricultura sustentável), do ODS4 (educação de qualidade) e do ODS14 (conservação e uso sustentável dos oceanos).
“Os ODS 1 e 2 são pilares dos ODS seguintes. É importante compreender isso e botar a mão na massa”, disse a estudante Mylena Pereira Rocha ao fazer sua apresentação ao grupo. Ela defendeu mudanças estruturais para a erradicação da pobreza no Brasil, para além de políticas assistencialistas que, na opinião dela, são importantes, porém, emergenciais.
Para atingir a fome zero e promover a agricultura sustentável, a estudante Ana Carolina Lustosa afirmou ser necessário valorizar a agricultura familiar no país, assim como promover a reforma agrária. “Quando falamos em combater a fome, devemos pensar de onde vêm os alimentos e onde eles estão sendo cultivados”, salientou.
Segundo Ana Carolina, é importante que os consumidores saibam a quantidade de recursos naturais utilizados nos produtos, assim como os impactos socioambientais das indústrias de diferentes setores.
Os participantes lembraram que, apesar de ser necessário pressionar poder público e setor privado por mudanças rumo ao desenvolvimento sustentável, ações individuais também são relevantes quando tomadas em larga escala. Os jovens citaram medidas como reaproveitamento de água da chuva, separação de materiais recicláveis, compostagem, redução do consumo de carne e do desperdício de alimentos.
“Alimentar-se também é um ato político”, disse a estudante Brenda Ramos. “Não podemos tirar a responsabilidade do sistema, mas também podemos mudar as coisas”, declarou.
As análises foram feitas no contexto de questões apresentadas pela equipe do UNIC Rio, entre elas, “que tipo de futuro queremos criar?”; “estamos no caminho certo?”; “de que ações precisamos para diminuir a distância entre nosso percurso atual e o futuro ao qual queremos chegar?”.
A atividade foi o primeiro diálogo realizado no Brasil da iniciativa ONU75, anunciada pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, para comemorar os 75 anos da instituição no próximo ano com um amplo e inclusivo diálogo sobre a construção do futuro que queremos.
A ideia é promover diálogos no mundo todo, atravessando fronteiras, setores e gerações. A iniciativa pretende alcançar o público global, ouvir suas esperanças e medos e aprender com suas experiências, buscando prioritariamente ouvir a juventude.

Quer saber mais? É só acessar o Nações Unidas Brasil

Novidades

Vendaval turbinado que atingiu o Rio e São Paulo é a ´ponta do dedo do longo braço´ do El Niño; entenda

30/07/2026

Os fortes ventos que atingiram os estados de São Paulo e Rio de Janeiro eram a vanguarda de um siste...

VÍDEO: maior espécie de raia do mundo é registrada durante pesquisa com baleias no ES

30/07/2026

A maior espécie de raia do mundo foi registrada durante uma expedição científica realizada em alto-m...

Sucuri-amarela infestada de carrapatos impressiona no Pantanal; biólogo explica

30/07/2026

Uma sucuri-amarela, cobra símbolo do Pantanal de Mato Grosso do Sul, chamou a atenção de internautas...

Presença de golfinhos em Fernando de Noronha cai quase pela metade em dez anos

30/07/2026

Um dos símbolos de Fernando de Noronha, o golfinho-rotador frequentou bem menos o arquipélago no ano...

El Niño: governo prevê gastar até R$ 1,3 bilhão para enfrentar secas, chuvas intensas e incêndios

30/07/2026

O governo informou nesta quarta-feira (29) que prevê investir até R$ 1,3 bilhão em ações para enfren...

Mercúrio se acumula duas vezes mais rápido na Península Antártica, aponta estudo

30/07/2026

Mesmo distante dos grandes centros urbanos e industriais, a Península Antártica está acumulando merc...