UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Forças Armadas anunciam ´incremento expressivo de pessoal´ na luta contra óleo

31/10/2019

A Marinha do Brasil anunciou, na última terça-feira (29), a criação de uma operação conjunta com as demais Forças Armadas para combater o derramamento de óleo que atinge as praias do litoral do Nordeste.
Batizada de Operação Amazônia Azul - Mar Limpo é Vida, a ação está prevista para começar no dia 5 de novembro, mais de dois meses após a primeira identificação de manchas pela Capitania dos Portos da Paraíba.
A operação trará "incremento expressivo de pessoal, meios navais, terrestres, aéreos, aeronavais e de Fuzileiros Navais" nos esforços de recuperação ambiental e monitoramento das águas brasileiras.
Procurada pelo GLOBO, a Marinha não detalhou, no entanto, a dimensão do aumento do efetivo com a participação do Exército e da Força Aérea Brasileira (FAB).
Indagada sobre o motivo da operação começar apenas daqui a seis dias, enquanto a crise se desenrola há mais de 60 dias, a Força afirmou que ações como essa "exigem planejamento detalhado de forma que os recursos materiais e humanos sejam utilizados com eficiência plena".
A Marinha pontuou que a organização se deu "da forma mais rápida possível, como a situação exige", e ponderou que a Amazônia Azul - Mar Limpo é Vida é considerada "um incremento às ações" em curso desde o início de setembro.
De acordo com o Grupo de Avaliação e Acompanhamento (GAA), 2.700 militares de 54 organizações militares já participaram de ações no Nordeste desde o início da crise do óleo. Além disso, foram utilizados 19 navios, 2 helicópteros e 80 viaturas da Marinha Brasileira, bem como "28 equipes de Inspeção Naval, seis aeronaves de asa fixa da Força Aérea Brasileira (FAB), além de 5.000 militares e 140 viaturas do Exército Brasileiro".
A Operação Amazônia Azul já foi executada anteriormente, inicialmente em 2014 e 2015. Naqueles anos, seu objetivo era "conter ilícitos em todo o mar territorial (do Brasil), com 3,5 milhões de Km²".
Além da Marinha, participaram então a FAB, a Receita Federal, a Polícia Federal, o Ibama e o ICMBio. Também colaboram a Petrobras e a Transpetro. A Força Naval empregou cerca de 15 mil militares, 50 navios, 10 aeronaves e 200 embarcações das Capitanias dos Portos regionais.

Fonte: O Globo

Novidades

Vendaval turbinado que atingiu o Rio e São Paulo é a ´ponta do dedo do longo braço´ do El Niño; entenda

30/07/2026

Os fortes ventos que atingiram os estados de São Paulo e Rio de Janeiro eram a vanguarda de um siste...

VÍDEO: maior espécie de raia do mundo é registrada durante pesquisa com baleias no ES

30/07/2026

A maior espécie de raia do mundo foi registrada durante uma expedição científica realizada em alto-m...

Sucuri-amarela infestada de carrapatos impressiona no Pantanal; biólogo explica

30/07/2026

Uma sucuri-amarela, cobra símbolo do Pantanal de Mato Grosso do Sul, chamou a atenção de internautas...

Presença de golfinhos em Fernando de Noronha cai quase pela metade em dez anos

30/07/2026

Um dos símbolos de Fernando de Noronha, o golfinho-rotador frequentou bem menos o arquipélago no ano...

El Niño: governo prevê gastar até R$ 1,3 bilhão para enfrentar secas, chuvas intensas e incêndios

30/07/2026

O governo informou nesta quarta-feira (29) que prevê investir até R$ 1,3 bilhão em ações para enfren...

Mercúrio se acumula duas vezes mais rápido na Península Antártica, aponta estudo

30/07/2026

Mesmo distante dos grandes centros urbanos e industriais, a Península Antártica está acumulando merc...