
12/11/2019
Uma nova barreira foi montada nesta sexta-feira (8) para tentar evitar que o óleo já presente na Praia da Barra do Cauípe, em Caucaia, chegue à Lagoa do Cauípe. A lagoa separa-se do mar somente por uma faixa de areia, o que aumenta o risco de contaminação.
Conforme o titular da Secretaria de Patrimônio, Serviços Públicos e Transporte (SPSPTrans) de Caucaia, Assis Medeiros, o risco foi indicado pelos nativos, que apontaram a possibilidade da maré subir, levando a substância tóxica à lagoa.
Para formar a barreira, foram utilizados cerca de 600 sacos cheios de areia. Desde segunda-feira (4), até quinta (7) foram retirados do litoral de Caucaia 14,5 toneladas de resíduos oleados.
A mancha de óleo que afeta as praias do Nordeste apareceram no fim de agosto. Desde então, mais de 300 localidades da região foram poluídas pelo petróleo cru.
Na sexta-feira (8), o Ibama divulgou um novo relatório com as localidades atingidas. As praias de Lagoinha, em Paraipaba; Paracuru; três pontos da Praia do Cumbuco, em Caucaia; Morro Branco, Diogo, Barra de Sucatinga e Barra de Pirangi, em Beberibe; e Cumbe, em Aracati, ainda estão com manchas evidentes ou vestígios de óleo.
No total, o Ceará teve 36 praias atingidas, em 15 municípios.
Para ver a lista completa dos municípios acesse o G1
Vendaval turbinado que atingiu o Rio e São Paulo é a ´ponta do dedo do longo braço´ do El Niño; entenda
30/07/2026
VÍDEO: maior espécie de raia do mundo é registrada durante pesquisa com baleias no ES
30/07/2026
Sucuri-amarela infestada de carrapatos impressiona no Pantanal; biólogo explica
30/07/2026
Presença de golfinhos em Fernando de Noronha cai quase pela metade em dez anos
30/07/2026
El Niño: governo prevê gastar até R$ 1,3 bilhão para enfrentar secas, chuvas intensas e incêndios
30/07/2026
Mercúrio se acumula duas vezes mais rápido na Península Antártica, aponta estudo
30/07/2026
