UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
´O mar parece um supermercado, com tanta sujeira´: mergulhadores lutam para limpar recifes

05/12/2019

A Indonésia é o segundo maior produtor de resíduos marinhos do mundo.
É possível encontrar de tudo no fundo do mar do arquipélago — de sacolas plásticas a camas, ventiladores e armários.
“O fundo do mar parece um supermercado, tem tanta sujeira lá embaixo”, diz a ambientalista Swietenia Puspa Lestari, de 25 anos.
Ao ver os recifes de coral se afogando em plástico, Swietenia decidiu tomar uma atitude.
Ela fundou a Divers Clean Action Foundation, uma rede de mergulhadores voluntários que limpam detritos do mar da Indonésia — um dos ecossistemas marinhos com maior biodiversidade do mundo.
Eles contam agora com 1,5 mil voluntários em todo o país e no Sudeste Asiático.
Swietenia também trabalha em parceria com centros de reciclagem, para reaproveitar os resíduos encontrados no oceano e transformá-los em novos produtos.
"Algumas pessoas perguntam: ´Por que se preocupar em limpar os recifes se haverá mais lixo amanhã´?"
"Mas precisamos salvar a vida marinha do plástico", responde.
Ela também iniciou a campanha #nostrawmovement na Indonésia, que reduziu o uso de canudos de plástico descartáveis ​​em mais de 700 restaurantes.
Swietenia está na lista da BBC de 100 mulheres inspiradoras e influentes de todo o mundo em 2019.

Fonte: G1

Novidades

Vendaval turbinado que atingiu o Rio e São Paulo é a ´ponta do dedo do longo braço´ do El Niño; entenda

30/07/2026

Os fortes ventos que atingiram os estados de São Paulo e Rio de Janeiro eram a vanguarda de um siste...

VÍDEO: maior espécie de raia do mundo é registrada durante pesquisa com baleias no ES

30/07/2026

A maior espécie de raia do mundo foi registrada durante uma expedição científica realizada em alto-m...

Sucuri-amarela infestada de carrapatos impressiona no Pantanal; biólogo explica

30/07/2026

Uma sucuri-amarela, cobra símbolo do Pantanal de Mato Grosso do Sul, chamou a atenção de internautas...

Presença de golfinhos em Fernando de Noronha cai quase pela metade em dez anos

30/07/2026

Um dos símbolos de Fernando de Noronha, o golfinho-rotador frequentou bem menos o arquipélago no ano...

El Niño: governo prevê gastar até R$ 1,3 bilhão para enfrentar secas, chuvas intensas e incêndios

30/07/2026

O governo informou nesta quarta-feira (29) que prevê investir até R$ 1,3 bilhão em ações para enfren...

Mercúrio se acumula duas vezes mais rápido na Península Antártica, aponta estudo

30/07/2026

Mesmo distante dos grandes centros urbanos e industriais, a Península Antártica está acumulando merc...