UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Fumaça de queimadas da Austrália deve chegar ao Rio Grande do Sul até terça-feira, diz Somar

07/01/2020

A fumaça das queimadas nas florestas da Austrália deve chegar no Rio Grande do Sul entre segunda-feira (6) e terça (7), conforme previsão da Somar Meteorologia. A nuvem de fumaça proveniente do país já pode ser verificada na Argentina e no Chile, devido à circulação de ventos no alto da atmosfera, conforme explica o Fábio Luengo, da Somar.
"São chamados de ´jatos´ – que são uma corrente de ventos mais intensos que sopram de Oeste para Leste", explica. A chegada da fumaça pode ser acompanhada pelo site da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (Noaa, na sigla em inglês).
Uma frente fria se aproxima do Rio Grande do Sul nas próximas horas, e deve trazer ventos soprando do Sudoeste, que ajudam no transporte da fumaça para o estado. Santa Catarina também pode ter a ocorrência da fumaça.
A Somar ainda alerta para o risco que a fumaça traz para a saúde humana. "A combinação da umidade do ar baixa com a fumaça é muito prejudicial ao sistema respiratório".
Se houver chuva e pegar a fumaça, os particulados da fumaça chegam ao solo e podem trazer prejuízos para lavouras, pecuária, açudes e quaisquer outros reservatórios de água, além de provocar uma chuva mais ácida", alerta o meteorologista.

Fonte: G1

Novidades

Vendaval turbinado que atingiu o Rio e São Paulo é a ´ponta do dedo do longo braço´ do El Niño; entenda

30/07/2026

Os fortes ventos que atingiram os estados de São Paulo e Rio de Janeiro eram a vanguarda de um siste...

VÍDEO: maior espécie de raia do mundo é registrada durante pesquisa com baleias no ES

30/07/2026

A maior espécie de raia do mundo foi registrada durante uma expedição científica realizada em alto-m...

Sucuri-amarela infestada de carrapatos impressiona no Pantanal; biólogo explica

30/07/2026

Uma sucuri-amarela, cobra símbolo do Pantanal de Mato Grosso do Sul, chamou a atenção de internautas...

Presença de golfinhos em Fernando de Noronha cai quase pela metade em dez anos

30/07/2026

Um dos símbolos de Fernando de Noronha, o golfinho-rotador frequentou bem menos o arquipélago no ano...

El Niño: governo prevê gastar até R$ 1,3 bilhão para enfrentar secas, chuvas intensas e incêndios

30/07/2026

O governo informou nesta quarta-feira (29) que prevê investir até R$ 1,3 bilhão em ações para enfren...

Mercúrio se acumula duas vezes mais rápido na Península Antártica, aponta estudo

30/07/2026

Mesmo distante dos grandes centros urbanos e industriais, a Península Antártica está acumulando merc...