
24/03/2020
No momento em que a pandemia do novo coronavírus aumenta o número de infectados no Estado do Rio de Janeiro, uma universidade usa seus laboratórios para criar um produto que ajuda a prevenir o contágio do covid-19. O Desde esta quarta-feira, 18, o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) começou a produzir álcool em gel 70% e líquido em cinco dos 15 campi espalhados pelo estado. No primeiro momento, professores de química, biotecnologia e farmácia uniram forças para criar produtos para uso interno, mas a ideia é que frascos sejam criados para distribuição gratuita.
Na prática, a distribuição aos que não têm acesso ao produto tão indispensável depende de uma autorização da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa), responsável por fiscalizar e regulamentar tudo que é produzido em relação ao álcool em gel. O consumo do produto no Rio de Janeiro tem deixado prateleiras de supermercados, farmácias e outros estabelecimentos vazias.
– A ideia inicial é para consumo interno devido a falta do produto no mercado, para assepsia dos ambientes. A distribuição só é possível com a autorização da Anvisa. Já enviamos um ofício ao presidente da agência, já temos um químico registrado responsável pela produção. Só no aguardo pela resposta da Anvisa para dar continuidade – diz o reitor da IFRJ, Rafael Almada.
Saiba mais em O Globo
Vendaval turbinado que atingiu o Rio e São Paulo é a ´ponta do dedo do longo braço´ do El Niño; entenda
30/07/2026
VÍDEO: maior espécie de raia do mundo é registrada durante pesquisa com baleias no ES
30/07/2026
Sucuri-amarela infestada de carrapatos impressiona no Pantanal; biólogo explica
30/07/2026
Presença de golfinhos em Fernando de Noronha cai quase pela metade em dez anos
30/07/2026
El Niño: governo prevê gastar até R$ 1,3 bilhão para enfrentar secas, chuvas intensas e incêndios
30/07/2026
Mercúrio se acumula duas vezes mais rápido na Península Antártica, aponta estudo
30/07/2026
