UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Instituto Federal do Rio produz álcool em gel e espera autorização da Anvisa para distribuição

24/03/2020

No momento em que a pandemia do novo coronavírus aumenta o número de infectados no Estado do Rio de Janeiro, uma universidade usa seus laboratórios para criar um produto que ajuda a prevenir o contágio do covid-19. O Desde esta quarta-feira, 18, o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) começou a produzir álcool em gel 70% e líquido em cinco dos 15 campi espalhados pelo estado. No primeiro momento, professores de química, biotecnologia e farmácia uniram forças para criar produtos para uso interno, mas a ideia é que frascos sejam criados para distribuição gratuita.
Na prática, a distribuição aos que não têm acesso ao produto tão indispensável depende de uma autorização da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa), responsável por fiscalizar e regulamentar tudo que é produzido em relação ao álcool em gel. O consumo do produto no Rio de Janeiro tem deixado prateleiras de supermercados, farmácias e outros estabelecimentos vazias.
– A ideia inicial é para consumo interno devido a falta do produto no mercado, para assepsia dos ambientes. A distribuição só é possível com a autorização da Anvisa. Já enviamos um ofício ao presidente da agência, já temos um químico registrado responsável pela produção. Só no aguardo pela resposta da Anvisa para dar continuidade – diz o reitor da IFRJ, Rafael Almada.

Saiba mais em O Globo

Novidades

Vendaval turbinado que atingiu o Rio e São Paulo é a ´ponta do dedo do longo braço´ do El Niño; entenda

30/07/2026

Os fortes ventos que atingiram os estados de São Paulo e Rio de Janeiro eram a vanguarda de um siste...

VÍDEO: maior espécie de raia do mundo é registrada durante pesquisa com baleias no ES

30/07/2026

A maior espécie de raia do mundo foi registrada durante uma expedição científica realizada em alto-m...

Sucuri-amarela infestada de carrapatos impressiona no Pantanal; biólogo explica

30/07/2026

Uma sucuri-amarela, cobra símbolo do Pantanal de Mato Grosso do Sul, chamou a atenção de internautas...

Presença de golfinhos em Fernando de Noronha cai quase pela metade em dez anos

30/07/2026

Um dos símbolos de Fernando de Noronha, o golfinho-rotador frequentou bem menos o arquipélago no ano...

El Niño: governo prevê gastar até R$ 1,3 bilhão para enfrentar secas, chuvas intensas e incêndios

30/07/2026

O governo informou nesta quarta-feira (29) que prevê investir até R$ 1,3 bilhão em ações para enfren...

Mercúrio se acumula duas vezes mais rápido na Península Antártica, aponta estudo

30/07/2026

Mesmo distante dos grandes centros urbanos e industriais, a Península Antártica está acumulando merc...