UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Entidade denuncia tratamento cruel de elefantes na Tailândia

02/07/2020

Um vídeo feito com câmera escondida mostra jovens elefantes na Tailândia sendo tirado de suas mães e expostos a métodos abusivos de treinamento para fazer truques para turistas, de acordo com uma entidade de proteção aos animais.
A "World Animal Protection" divulgou imagens gravadas secretamente em vários locais entre dezembro de 2018 e janeiro de 2020, que mostram mães e crias alterados por serem separados. Há imagem dos pequenos elefantes isolados, com trauma.
Os vídeos capturam o que a entidade diz serem três equipes de treinamento que se esforçam para os animais sejam submissos e possam aprender truques como girar bambolê pela trompa, andar com penas com as patas de trás ou pintar uma tela.
O ministro de meio-ambiente da Tailândia disse que crueldade com animais não será tolerada, e que, se as imagens forem autênticas, medidas serão tomadas.
As gravações mostram oito elefantes submetidos a um programa de oito passos que é chamado de o aperto.
Eles foram forçados a andar com pernas acorrentadas, áreas sensíveis dos elefantes eram cutucadas com ganchos ou eles eram expostos a estradas movimentadas.
A filmagem mostra o que o grupo disse ser a provação de uma mãe elefante, Gintaala, que foi separada ao longo do tempo de cada um de seus quatro filhotes.
"Os elefantes andam em manadas e cuidam um do outro. Então, fazer coisas assim é muito desumano", disse Roatchana Sungthong, gerente nacional de Proteção Animal Mundial.
Elefantes são um orgulho nacional e fazem parte da identidade tailandesa ao longo de sua história. Eles são usados para trabalho, para transporte e mesmo batalhas.
O ministro de meio-ambiente Varawut Silpa-archa disse que a crueldade animal era inaceitável, e pediu a qualquer grupo que tiver evidências para mostrá-la.
"Um segundo de atraso pode significar a vida desses elefantes", ele afirmou.
Laithongrien Meepan, um especialista em elefantes e dono de um centro de treinamento dos animais, disse que acredita que os vídeos são montagens, e que mostram métodos antigos que eram usados em elefantes capturados na selva.
O centro de treinamento de Laithongrien não foi acusado de práticas abusivas, e ele disse que os responsáveis pelos elefantes não usam essas táticas.
O "World Animal Protection" disse que o vídeo é real, e não uma montagem.


Fonte: G1

Novidades

Onças, gatos-do-mato e até filhotes roubam a cena em monitoramento no Parque Nacional de Itatiaia; vídeo

28/07/2026

O Parque Nacional do Itatiaia virou cenário de uma série de flagrantes da vida selvagem. Entre fever...

Fazendeiro é condenado a recuperar área desmatada e pagar R$ 11,9 mil por danos ambientais em MG

28/07/2026

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) manteve a condenação de um fazendeiro de Nepomuceno (MG...

Protect Paradise já reciclou 7,5 toneladas de plástico em Noronha

28/07/2026

O Projeto Protect Paradise, iniciativa da Green Mining que atua na redução do impacto ambiental do p...

Mais de 80% das áreas protegidas da Amazônia tiveram desmatamento zero

28/07/2026

Neste mês, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) divulgou a maior queda nos alertas de ...

Número de espécies exóticas de moluscos no Brasil aumenta 215% em 15 anos

28/07/2026

O número de espécies exóticas (não nativas) de moluscos encontradas no Brasil aumentou de 26 para 82...