
07/07/2020
Agentes da Subsecretaria de Proteção e Bem Estar Animal do Rio de Janeiro iniciaram um trabalho de mapeamento de animais abandonados no estado durante a pandemia do novo coronavírus.
Na terça-feira (30), 6 filhotes de gato foram resgatados em uma colônia que abriga aproximadamente 200 felinos em Itacuruçá, em Mangaratiba, na Região Metropolitana do Rio.
De acordo com a coordenadora do grupo Protetores Coração Animal, Joyce Pushalski, muitos gatos são arremessados diariamente na região. Durante a ação, os protetores e veterinários medicaram e disponibilizaram alimentos aos bichos. Uma placa também foi colocada sinalizando a presença do órgão no local.
O estado do Rio de Janeiro tem cerca de 3,4 milhões de animais abandonados, segundo dados do IBGE e Instituto Pet Brasil. Destes, 2,2 milhões são cães e 1,2 milhões são gatos. De acordo com o indicativo, durante a pandemia, a quantidade de animais abandonados no RJ subiu 40%, chegando perto de 1,3 milhões de novos bichos desabrigados.
A subsecretária da pasta, Karla de Lucas, diz que os agentes monitoram o abandono de animais no estado e reafirma que a prática é crime.
“Estamos fazendo um mapeamento em todos os 92 municípios do Rio para ajudar esses animais que tanto precisam. Nosso intuito é reduzir esse índice de abandono.As pessoas que abandonam os animais ou pagam os barqueiros para abandonar os gatos, fiquem ligados, porque vocês estão sendo monitorados, vigiados, e a qualquer momento, podem ser presos", diz.
A matéria completa pode ser lida no G1
Onças, gatos-do-mato e até filhotes roubam a cena em monitoramento no Parque Nacional de Itatiaia; vídeo
28/07/2026
O que é biodiversidade?
28/07/2026
Fazendeiro é condenado a recuperar área desmatada e pagar R$ 11,9 mil por danos ambientais em MG
28/07/2026
Protect Paradise já reciclou 7,5 toneladas de plástico em Noronha
28/07/2026
Mais de 80% das áreas protegidas da Amazônia tiveram desmatamento zero
28/07/2026
Número de espécies exóticas de moluscos no Brasil aumenta 215% em 15 anos
28/07/2026
