UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Ilha de Eubeia, na Grécia, é tomada por incêndios florestais: ´Não sobrou nada´

10/08/2021

Autoridades da Grécia estão há mais de dez dias trabalhando no combate a incêndios florestais. O pior deles está instalado na Ilha de Eubeia, a segunda maior do país. Neste domingo, mais de 300 moradores e turistas foram retirados em embarcações por conta das chamas que destruíram casas e atingiram a rede elétrica na região. Imagens de agências de notícias mostram o drama de pessoas cercadas pelo fogo, num cenário em que até o céu parece estar queimando.
— Eu sinto raiva. Perdi minha casa e nada mais será como antes. É um desastre enorme. Nossas aldeias estão destruídas, não sobrou nada de nossas casas — desabafou a moradora Vasilikia, em entrevista à agência de notícias Reuters, quando embarcava em uma balsa de resgate.
Centenas de bombeiros e militares trabalham na ilha, e 17 aviões e helicópteros estão sendo usados para conter as chamas. Agentes da Ucrânia e da Romênia também foram destacados para a região para ajudar os gregos. Na sexta-feira, o vice-governador de Eubeia, George Kelaiditis, descreveu a situação como "a maior catástrofe em 50 anos".
— Estamos nas mãos de Deus. Se as pessoas partirem, as aldeias vão queimar com certeza. Nos próximos 40 anos não teremos emprego e no inverno vamos nos afogar nas enchentes sem as florestas que nos protegiam — lamentou o morador Yannis Selimis à AFP.
Como em toda a Europa, a Grécia tem lutado com condições climáticas extremas neste verão, e uma onda de calor de uma semana — a pior em 30 anos — provocou incêndios florestais simultâneos em muitas partes do país. Segundo o Sistema Europeu de Informação sobre Incêndios Florestais (EFFIS), mais de 56 mil hectares foram queimados neste período e, até o momento, mais de 2 mil pessoas foram obrigadas a deixar suas casas. Turquia e Itália enfrentam situações semelhantes.

Fonte: O Globo

Novidades

Unesco vai analisar 30 novas candidaturas a Patrimônio Mundial, incluindo uma do Brasil; veja a lista

21/07/2026

A Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) vai analisar 30 nova...

Tintas sustentáveis protegem a água na indústria náutica

21/07/2026

A água está cada vez mais no centro das discussões ambientais, não apenas pela escassez, mas também ...

Paris amplia uso do Sena para resfriamento de edifícios

21/07/2026

O resfriamento urbano vem se consolidando como uma das principais estratégias de Paris para enfrenta...

Pescadores cortam barbatanas de tubarões vivos e os atiram de volta ao mar, diz ONG

21/07/2026

Ao longo da costa da África Ocidental, um pescador a bordo de um atuneiro chinês corta as barbatanas...

Grécia usa satélites para detectar incêndios florestais

21/07/2026

A Grécia passou a contar com uma constelação de satélites capaz de detectar incêndios florestais ain...

Incêndios avançam no Canadá e fumaça persiste em parte dos EUA

21/07/2026

Os incêndios florestais que se alastram por Ontário atingem uma área de 735 mil hectares, segundo ba...