
08/02/2022
O navio pesqueiro holandês FV Margiris, segunda maior embarcação do tipo no mundo, derramou mais de 100 mil peixes mortos na costa da França no Atlântico, formando um tapete de carcaças avistado por ambientalistas.
O derramamento, que aconteceu na manhã da última quinta-feira (3), foi causado por um rompimento na rede da embarcação, segundo a associação da indústria pesqueira PFA, que representa os donos do navio. Em comunicado, o grupo disse que o derramamento é uma "ocorrência muito rara".
Por sua vez, o grupo ambientalista Sea Shepherd France, que registrou imagens do incidente, disse acreditar que se tratava de um derramamento de peixes indesejados, prática proibida pelas normas de pesca da União Europeia.
A ministra do mar da França, Annick Girardin, disse que as imagens dos peixes mortos são "chocantes" e que havia orientado as autoridades de supervisão de pesca do país a investigar o episódio.
Navios pesqueiros como o Margiris usam redes de mais de um quilômetro de extensão e processam os peixes em fábricas instaladas a bordo, prática criticada por ambientalistas.
Dados de tráfego marítimo do site marinetraffic.com mostravam na sexta-feira (4) que a embarcação, de propriedade de empresa holandesa Parleviliet & Van der Plas e que navega com bandeira da Lituânia, continuava operando na costa da França.
Fonte: Folha de S. Paulo
Escócia apresenta plano para zerar emissões até 2045
27/10/2026
Sede da COP31, Turquia se tornou destino do lixo plástico da Europa
27/10/2026
Google vai pagar a quem usar menos energia elétrica para aproveitar as sobras em seus data centers
27/10/2026
Incêndios na Indonésia ameaçam pinturas rupestres mais antigas do mundo
27/10/2026
Calor causou mais de 50 mil mortes na Europa em 2026, estima estudo
27/10/2026
El Niño provoca enchentes e desaloja 2.000 no nordeste da Argentina
27/10/2026
