
01/06/2023
A crise climática está se transformando em uma crise financeira.
Neste mês, a maior seguradora de imóveis residenciais da Califórnia, a State Farm, anunciou que deixaria de vender apólices a proprietários de imóveis. Isso não ocorre apenas nas zonas de incêndios florestais, mas em todo o estado.
As seguradoras, cansadas de perder dinheiro, estão aumentando os prêmios, restringindo a cobertura ou se retirando de algumas áreas –o que torna mais caro para as pessoas continuarem a viver em suas casas.
"O risco tem um preço", disse Roy Wright, antigo encarregado de seguros na Fema (Agência Federal de Administração de Emergências) e hoje diretor do Insurance Institute for Business and Home Safety, uma organização de pesquisa. "É algo que estamos começando a ver".
Em certas áreas do leste do Kentucky devastadas por tempestades no verão do ano passado, o preço do seguro contra inundação deve quadruplicar. Na Louisiana, a principal autoridade do setor de seguros diz que o mercado está em crise e está oferecendo milhões de dólares em subsídios para tentar atrair seguradoras para o estado.
E em boa parte da Flórida, os proprietários estão batalhando cada vez mais para comprar seguros contra tempestades. A maioria das grandes seguradoras já abandonou o estado, levando os proprietários de imóveis a trabalhar com companhias privadas menores que enfrentam dificuldades para se manter no negócio —um possível vislumbre do futuro da Califórnia se outras das grandes seguradoras deixarem o estado.
A State Farm, que segura mais proprietários de casas na Califórnia do que qualquer outra empresa, disse que deixaria de aceitar solicitações para a maioria dos tipos de novas apólices de seguro no estado, por causa da "crescente exposição a catástrofes".
A empresa disse que, embora reconheça o trabalho das autoridades da Califórnia para reduzir as perdas causadas por incêndios florestais, ela teve que parar de emitir novas apólices "para melhorar a força financeira da empresa". Um porta-voz da State Farm não respondeu a um pedido de comentário.
Os prêmios de seguro na Califórnia aumentaram depois que os incêndios florestais se tornaram mais devastadores do que o esperado. Uma série de incêndios que começou em 2017, muitos deles provocados por faíscas de equipamentos de serviço público defeituosos, aumentou de tamanho com os efeitos da mudança climática. Alguns proprietários de imóveis perderam totalmente o seguro porque as seguradoras se recusaram a cobrir casas em áreas vulneráveis.
Os problemas da Califórnia se assemelham a uma versão em câmera lenta do que a Flórida experimentou depois que o furacão Andrew devastou Miami em 1992. As perdas levaram algumas empresas à falência e fizeram com que a maioria das operadoras nacionais se retirasse do estado.
Em resposta, a Flórida estabeleceu um sistema complicado: um mercado baseado em pequenas seguradoras, com o apoio da Citizens Property Insurance Corp.
A matéria na íntegra pode ser lida na Folha de S. Paulo
Maior coruja do Brasil é registrada em área de preservação de Valença
02/07/2026
Baleias chegam mais cedo ao litoral e isso pode não ser uma boa notícia
02/07/2026
Recife paga PIX por entulho coletado nas ruas
02/07/2026
Startup de bioingredientes vai conectar Amazônia e mercado global
02/07/2026
Amazônia mostra sinal de mudança funcional para lidar com a seca, aponta estudo
02/07/2026
Ministério da Saúde lança painel de alerta para calor extremo em municípios
02/07/2026
