UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Espécie rara de morcego é reencontrada no Brasil após mais de um século sem registros

28/11/2023

Um morcego da espécie Histiotus alienus foi encontrado por pesquisadores brasileiros em Palmas, no sul do Paraná, após 102 anos sem registros.
A primeira e única documentação da espécie tinha sido feita em 1916, pelo naturalista inglês Michael Rogers Oldfield Thomas, que fez a captura em Joinville, Santa Catarina.
Depois disso, o animal nunca mais tinha sido encontrado por pesquisadores.
O cenário mudou quando o projeto "Mamíferos do Refúgio de Vida Silvestre dos Campos de Palmas e do Parque Nacional dos Campos Gerais" (Promasto) capturou um exemplar da espécie em 2018.
A publicação do registro ocorreu em setembro deste ano na revista científica ZooKeys, após uma série de pesquisas e validações.
O projeto reúne cientistas do Laboratório de Análise e Monitoramento da Mata Atlântica (Lamma) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Antes do registro no Paraná, a espécie estava na lista de "dados insuficientes" da International Union for Conservation of Nature and Natural Resources (IUCN).
Com o reencontro, os pesquisadores puderam fazer uma redescrição da espécie, para que outros cientistas possam identificar o animal com mais facilidade, como explica Liliani Marilia Tiepolo, coordenadora do projeto de pesquisa e professora do curso de Ciências Ambientais da UFPR.
A cientista afirma que a redescoberta traz um sentimento de satisfação.
"Encontrar uma espécie tão rara, ter a oportunidade de participar de uma pesquisa que a redescreve para a ciência, que pode auxiliar outros pesquisadores a encontrá-la com mais facilidade a partir da nossa descrição, é algo extremamente gratificante para qualquer cientista", afirma.
A pesquisadora reforça que a pesquisa é fruto de um trabalho coletivo, interdisciplinar e interinstitucional.

Vem saber como o morcego foi capturado clicando no g1

Novidades

Com a chegada do inverno, jacarés mudam comportamento no Parque Chico Mendes

25/06/2026

A mudança das estações provoca transformações não apenas na paisagem, mas também no comportamento da...

Expedição encontra traços de cocaína, cafeína e agrotóxicos na nascente do Tietê

25/06/2026

Uma expedição pelo rio Tietê encontrou traços de agrotóxicos, cocaína e cafeína já nos arredores da ...

Elefanta Baby é transferida para santuário em MT após ordem da Justiça

25/06/2026

A elefanta asiática Baby chegou no último sábado (20) ao Santuário de Elefantes Brasil, em Chapada d...

O voo da virada: como o canário símbolo da Seleção superou a extinção

25/06/2026

Durante a Copa do Mundo, a Seleção Brasileira volta a ser chamada de “Seleção Canarinho” por torcedo...

Copa de 2026 pode ser a mais poluente da história, com 7,8 milhões de toneladas de CO₂

25/06/2026

Uma coisa que quase ninguém está falando é sobre o impacto desta Copa do Mundo para o meio ambiente....

Guterres propõe 7 passos para enfrentar as “duas crises” globais

25/06/2026

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, lançou um forte apelo à ação climática duran...