UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
´Tsunami de lixo´ deixa paraíso de Bali cheio de detritos e surpreende turistas: ´Feio e imundo´

12/12/2023

A primeira imagem que vem à cabeça quando se pensa em Bali é uma praia com cenário paradisíaco, mata exuberante, água cristalina e areia branquinha.
A última parte da imaginação não está se cumprindo. Especialmente na praia de Kuta, uma das mais procuradas por turistas ocidentais, que estão se surpreendendo com a quantidade de lixo na areia.
Não é que de repente os frequentadores da praia tenham perdido a noção de higiene. O fenômeno é causado pela "tsunami de lixo", como os moradores o chamam.
O problema piora durante a estação das monções, de novembro a abril, quando grandes quantidades de lixo são lançadas nas praias. Em Kuta, nesta época, tornou-se comum turistas serem vistos nadando garrafas de plástico e vidro e sacolas de compras abandonadas, enquanto crianças constroem castelos de areia cercados por lixo.
"Todos os anos, na estação das monções, a areia fica coberta com todo tipo de lixo. Os turistas vêm para cá por causa das praias das quais ouviram falar e o que encontram é muito diferente. Fazemos o nosso melhor para limpar a área, mas parece que estamos perdendo a luta contra o lixo, com mais lixo chegando a cada dia", afirmou um comerciante que tem um bar em Kuta, segundo o "Daily Star".
"Kuta é de longe a praia mais desorganizada, feia e imunda em que já estive", escreveu um turista na "TripAdvisor".
"Tem tanto lixo chegando, e ninguém se preocupa em limpá-lo. Depois de ouvir como esta praia era bonita, decidi vir, mas agora me arrependo. Em toda a praia estava cheio de lixo", completou um turista britânico.

Fonte: Extra

Novidades

Com a chegada do inverno, jacarés mudam comportamento no Parque Chico Mendes

25/06/2026

A mudança das estações provoca transformações não apenas na paisagem, mas também no comportamento da...

Expedição encontra traços de cocaína, cafeína e agrotóxicos na nascente do Tietê

25/06/2026

Uma expedição pelo rio Tietê encontrou traços de agrotóxicos, cocaína e cafeína já nos arredores da ...

Elefanta Baby é transferida para santuário em MT após ordem da Justiça

25/06/2026

A elefanta asiática Baby chegou no último sábado (20) ao Santuário de Elefantes Brasil, em Chapada d...

O voo da virada: como o canário símbolo da Seleção superou a extinção

25/06/2026

Durante a Copa do Mundo, a Seleção Brasileira volta a ser chamada de “Seleção Canarinho” por torcedo...

Copa de 2026 pode ser a mais poluente da história, com 7,8 milhões de toneladas de CO₂

25/06/2026

Uma coisa que quase ninguém está falando é sobre o impacto desta Copa do Mundo para o meio ambiente....

Guterres propõe 7 passos para enfrentar as “duas crises” globais

25/06/2026

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, lançou um forte apelo à ação climática duran...