UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Os encantos do fundo do mar são revelados em 68 fotos de Rodrigo Thomé no AquaRio

11/01/2024

Será aberta no próximo sábado a exposição “Uma janela para o oceano”, com 68 imagens subaquáticas do fotógrafo e documentarista Rodrigo Thomé, no AquaRio. Elas foram captadas em viagens de Thomé pelo mundo. Considerada maior exposição sobre mares feita por um único artista, vai apresentar 143 metros quadrados de fotos impressas.
— O meu objetivo é levar o oceano às pessoas, utilizando imagens, vídeos e ações práticas que criem conhecimento, empatia e amor pelo mar — diz o fotógrafo, que avalia que a mais complexa “missão” do mar é a de conquistar a empatia da humanidade.
Para o fotógrafo, criou-se historicamente a narrativa de que os mares se tornaram o lar de todos os mistérios e medos, um ambiente inóspito povoado por criaturas monstruosas, que só pode ser desafiado pelos mais corajosos e fortes.
O Aquário Marinho do Rio foi escolhido como cenário da exposição por sua missão de conscientizar os visitantes sobre a importância da conservação da vida marinha. O fotógrafo Rodrigo Thomé desenvolve o projeto EUceano, junto com o também documentarista Rodrigo Cebrian. A mostra faz parte desse projeto.
A exposição é uma parceria entre EUceano, Unesco e a Década dos Oceanos, da ONU, com o AquaRio.
— A exposição ‘Uma janela para o oceano’ é de extrema importância para conectar as pessoas com o mar em toda a sua imensidão e propiciar mais conhecimento para que se entenda a relevância e a urgência da preservação dos oceanos. A Unesco não tem poupado esforços para a implementação da Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, mas devemos lembrar que precisamos agir juntos, e que os oceanos são importantes para as nossas vidas e para todo o planeta — afirma Marlova Jovchelovitch Noleto, diretora e representante da instituição no Brasil.
O “EUceano” é um projeto de 10 anos e segue a Década dos Oceanos da ONU para melhor compreender, respeitar e proteger o mar e suas criaturas. É veiculado pelos canais Off e Modo Viagem e na plataforma Globoplay.
A partir do dia 15, será postado um vídeo toda segunda-feira com fatos, curiosidades, inspirações relacionados ao oceano é publicado. A iniciativa é uma collab entre o perfil EUceano e o canal global de mídia social da Unesco.

O AquaRio fica na Praça Muhammad Ali, na Gamboa (em frente aos Armazéns 7 e 8 do Porto do Rio). O horário de funcionamento: das 9h às 18h. Ingressos: www܂aquariomarinhodorio܂com܂br

Fonte: O Globo

Novidades

Com a chegada do inverno, jacarés mudam comportamento no Parque Chico Mendes

25/06/2026

A mudança das estações provoca transformações não apenas na paisagem, mas também no comportamento da...

Expedição encontra traços de cocaína, cafeína e agrotóxicos na nascente do Tietê

25/06/2026

Uma expedição pelo rio Tietê encontrou traços de agrotóxicos, cocaína e cafeína já nos arredores da ...

Elefanta Baby é transferida para santuário em MT após ordem da Justiça

25/06/2026

A elefanta asiática Baby chegou no último sábado (20) ao Santuário de Elefantes Brasil, em Chapada d...

O voo da virada: como o canário símbolo da Seleção superou a extinção

25/06/2026

Durante a Copa do Mundo, a Seleção Brasileira volta a ser chamada de “Seleção Canarinho” por torcedo...

Copa de 2026 pode ser a mais poluente da história, com 7,8 milhões de toneladas de CO₂

25/06/2026

Uma coisa que quase ninguém está falando é sobre o impacto desta Copa do Mundo para o meio ambiente....

Guterres propõe 7 passos para enfrentar as “duas crises” globais

25/06/2026

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, lançou um forte apelo à ação climática duran...