UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Gripe aviária é achada em pinguins perto da Antártida; 200 filhotes morrem

01/02/2024

Um tipo fatal de gripe aviária foi encontrado em pinguins-gentoo pela primeira vez, segundo o Comitê Científico para Pesquisa Antárctica (SCAR, na sigla em inglês), gerando preocupação de que o vírus possa se espalhar entre as enormes colônias de pinguins da Antártida.
Pesquisadores descobriram cerca de 35 pinguins mortos nas Ilhas Malvinas/Falklands, no Atlântico Sul, em 19 de janeiro. Amostras retiradas de dois dos pinguins mortos deram positivo para o vírus aviário influenza H5N1, disse Ralph Vanstreels, veterinário que trabalha com o comitê.
O governo das Ilhas Malvinas disse à Reuters que muitos outros pinguins-gentoo têm morrido em circunstância similares. Até 30 de janeiro, foram "cerca de 200 filhotes mortos", além de diversos adultos, disse a porta-voz do governo, Sally Heathman.
A morte confirma que os pinguins-gentoo são suscetíveis à doença que já dizimou populações aviárias ao redor do mundo nos últimos meses. No entanto, os pinguins-gentoo raramente viajam entre as Malvinas, na costa da Argentina, e a península Antártica, que fica a 1.300 km ao sul.
Isso significa que é pouco provável que pinguins viajantes levem o vírus para mais ao sul, afirmou Vanstreels, pesquisador afiliado da Universidade da Califórnia-Davis.
"O papel que os pinguins-gentoo podem ter, ao contrário, é servir como reservatórios locais de infecção", disse. "Ou seja, manter um conjunto de hospedeiros suscetíveis que nunca deixam as ilhas."

Fonte: Folha de S. Paulo

Novidades

Com a chegada do inverno, jacarés mudam comportamento no Parque Chico Mendes

25/06/2026

A mudança das estações provoca transformações não apenas na paisagem, mas também no comportamento da...

Expedição encontra traços de cocaína, cafeína e agrotóxicos na nascente do Tietê

25/06/2026

Uma expedição pelo rio Tietê encontrou traços de agrotóxicos, cocaína e cafeína já nos arredores da ...

Elefanta Baby é transferida para santuário em MT após ordem da Justiça

25/06/2026

A elefanta asiática Baby chegou no último sábado (20) ao Santuário de Elefantes Brasil, em Chapada d...

O voo da virada: como o canário símbolo da Seleção superou a extinção

25/06/2026

Durante a Copa do Mundo, a Seleção Brasileira volta a ser chamada de “Seleção Canarinho” por torcedo...

Copa de 2026 pode ser a mais poluente da história, com 7,8 milhões de toneladas de CO₂

25/06/2026

Uma coisa que quase ninguém está falando é sobre o impacto desta Copa do Mundo para o meio ambiente....

Guterres propõe 7 passos para enfrentar as “duas crises” globais

25/06/2026

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, lançou um forte apelo à ação climática duran...