
01/02/2024
A Secretaria municipal de Saúde de Petrópolis está intensificando o combate à dengue no município com agentes comunitários de saúde participando de ações, reforçando as informações sobre as medidas para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti durante as visitas domiciliares. Nas últimas semanas, a Coordenadoria de Vigilância Ambiental promoveu encontros com os agentes que atuam em todas as regiões do município para apresentar o cenário da dengue, orientando a população.
De acordo com a SMS-Petrópolis, mais de 28 mil visitas domiciliares já foram realizadas pelos agentes de endemias desde o início de janeiro. Com base no último Levantamento Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), a Coordenadoria de Vigilância Ambiental está retornando às regiões positivas para notificar e reforçar os proprietários de imóveis onde foram encontradas larvas do mosquito.
- Dias de chuva seguidos de sol criam ambientes propícios para o aumento da proliferação do mosquito. Nesta hora que temos que redobrar os cuidados. As peças criadas pelas chuvas se acumulam, nos quintais e nos terrenos. E ao contrário do que muitos pensam, o mosquito gosta de água limpa para se proliferar. Por isso é necessário que façamos os 10 minutos semanais eliminando a água parada - salienta o secretário de saúde, Marcus Curvelo.
- Estamos convocando a todos para participar do combate ao mosquito Aedes aegypti, que além da dengue, é responsável também pela transmissão dos vírus chikungunya e zica. É fundamental que a população entre junto nesta luta contra o mosquito - disse o prefeito Rubens Bomtempo.
Fonte: Extra
Com a chegada do inverno, jacarés mudam comportamento no Parque Chico Mendes
25/06/2026
Expedição encontra traços de cocaína, cafeína e agrotóxicos na nascente do Tietê
25/06/2026
Elefanta Baby é transferida para santuário em MT após ordem da Justiça
25/06/2026
O voo da virada: como o canário símbolo da Seleção superou a extinção
25/06/2026
Copa de 2026 pode ser a mais poluente da história, com 7,8 milhões de toneladas de CO₂
25/06/2026
Guterres propõe 7 passos para enfrentar as “duas crises” globais
25/06/2026
