
27/02/2024
O engenheiro industrial Ziga Dorkicé um inventor e entusiasta da energia solar. “Temos apenas uma Terra. Você tem que cuidar dela”, explica o australiano que construiu um carro solar reaproveitando uma van e outros equipamentos, como cortadores de grama e laptops.
A ideia surgiu quando Ziga estudava eletrônica e um professor pediu sua ajuda em uma equipe de carros de corrida que estava competindo na World Solar Challenge, no interior australiano. “Eu os ajudei muito. Então pensei: ‘por que não fazer um para mim?´”, relembra.
Há cerca de 10 anos ele comprou uma van usada por US$ 100 e começou a transformar o carro em um veículo elétrico que seria movido por energia solar.
Ele retirou o motor da Daihatsu Hijet e o vendeu por US$ 150, substituindo-o por três motores elétricos de de cortadores de grama. Depois reaproveitou 8 mil baterias de ferramentas elétricas e laptops, que se conectam a um cabo que passa pelos painéis na lateral de sua casa, onde ele também recarrega a van.
Quando não estão conectadas na rede doméstica, as baterias da van são carregadas por um painel solar de 1 quilowatt no teto e pequenos painéis nas laterais. Até o momento tudo funciona perfeitamente bem e Ziga conta que, apesar de nunca ter feito uma grande viagem, nunca ficou sem carga para dirigir.
“Posso facilmente percorrer entre 200 e 300 quilômetros”, disse Dorkic. “Por exemplo, dirigi por Sydney, do Concord Hospital até Parramatta e depois Woodville Road, são cerca de 90 km. E usei apenas um quarto da carga das baterias”.
“Mesmo que eu esteja fique parado em algum lugar, não me preocupo. Só tenho que esperar algumas horas e o carro vai se recarregar e me levar para casa”, garante o engenheiro.
A van e o seu inventor já são famosos no distrito de Haberfield, na região oeste de Sydney, onde Ziga vive. A sua casa também tem um sistema de energia solar que ele montou sozinho e que é capaz de fornecer eletricidade também para os seus vizinhos.
Dorkic veio da Croácia para a Austrália quando tinha 21 anos, em 1969, atraído por um anúncio pedindo que engenheiros migrassem para a Austrália. Teve vários empregos na área de engenharia e hoje se orgulha de contar que tem uma oficina na garagem com 35 máquinas “que poderia construir um avião”.
O sistema solar que ele construiu também reaproveitou muitos materiais. Os painéis solares vieram de um fabricante falido e a energia é armazenada em baterias de empilhadeiras usadas.
Há 10 anos, Dorkic tem orgulho de dirigir um carro que não emite carbono. A preocupação com o meio ambiente sempre esteve presente na vida do engenheiro que defende o uso de veículos elétricos como uma das maneiras de se combater as mudanças climáticas e acredita que mais pessoas deveriam adotar veículos movidos a energia solar.
“O clima está mudando loucamente. Todos nós deveríamos gerar nossa própria energia, dirigir um carro como este”, disse Dorkic.
Hoje, ele sabe que um modelo similar ao que ele criou seria muito mais caro, o que faz com que a maioria das pessoas desista de fabricar seu próprio carro solar. Mas, Ziga diz que fica feliz ao ver que o preço dos veículos elétricos está caindo e que esta tecnologia é cada vez mais acessível.
Fonte: CicloVivo
Com a chegada do inverno, jacarés mudam comportamento no Parque Chico Mendes
25/06/2026
Expedição encontra traços de cocaína, cafeína e agrotóxicos na nascente do Tietê
25/06/2026
Elefanta Baby é transferida para santuário em MT após ordem da Justiça
25/06/2026
O voo da virada: como o canário símbolo da Seleção superou a extinção
25/06/2026
Copa de 2026 pode ser a mais poluente da história, com 7,8 milhões de toneladas de CO₂
25/06/2026
Guterres propõe 7 passos para enfrentar as “duas crises” globais
25/06/2026
