
27/02/2024
O Japão anunciou na quinta-feira (22) uma doação de 400 milhões de ienes (cerca de R$ 13 milhões) ao Fundo Amazônia. Essa seria a primeira participação do país asiático no fundo ligado à contenção do desmatamento na floresta amazônica.
O anúncio foi feito durante uma reunião bilateral entre a ministra das Relações Exteriores japonesa, Yoko Kamikawa, e o ministro brasileiro, Mauro Vieira, às margens do encontro de chanceleres do G20.
A informação foi confirmada à Folha pela chancelaria japonesa.
Apesar de não ser um valor alto, como reconhecido pelo próprio governo japonês, é simbólico para o país como um compromisso no combate às mudanças climáticas.
A Noruega é hoje o maior doador do fundo, representando 89,9% dos recursos já recebidos, seguido por Alemanha (8,4%), Suíça (0,8%), Petrobras (0,5%) e Estados Unidos (0,4%).
De acordo com balanço recente apresentado pelo BNDES, responsável pela gestão dos recursos, o Fundo Amazônia captou R$ 726 milhões em 2023, e tem hoje R$ 3 bilhões disponíveis para projetos.
Outros R$ 3,1 bilhões estão prometidos por EUA, Noruega, Reino Unido, União Europeia e Dinamarca.
Fonte: Folha de S. Paulo
Com a chegada do inverno, jacarés mudam comportamento no Parque Chico Mendes
25/06/2026
Expedição encontra traços de cocaína, cafeína e agrotóxicos na nascente do Tietê
25/06/2026
Elefanta Baby é transferida para santuário em MT após ordem da Justiça
25/06/2026
O voo da virada: como o canário símbolo da Seleção superou a extinção
25/06/2026
Copa de 2026 pode ser a mais poluente da história, com 7,8 milhões de toneladas de CO₂
25/06/2026
Guterres propõe 7 passos para enfrentar as “duas crises” globais
25/06/2026
