UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Nova Iguaçu: alunos da rede pública de ensino participam do projeto ´Protetores Mirins´, de cuidado com o meio ambiente

26/03/2024

A Guarda Municipal Ambiental, órgão ligado à Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Nova Iguaçu, realizou na última semana a primeira ação do Projeto Protetores Mirins, que visa incluir estudantes do ensino fundamental da educação pública e particular a se engajarem nas práticas ambientais, como promover ações de educação ambiental e cidadania.
O projeto foi iniciado no CIEP 345 Y-Juca Pirama – Intercultural Brasil Suécia, no bairro de Engenho Pequeno, onde os alunos também desenvolvem uma aproximação maior com o meio ambiente, criando uma conscientização ambiental e estimulam a preservação e conservação dos recursos naturais e gestão adequada de resíduos sólidos. Cerca de 80 alunos participaram do plantio de 120 mudas na escola, oficinas e rodas de conversas.
As mudas, segundo o chefe de Áreas Verdes, biólogo e integrante da Guarda Ambiental, Bruno Souza, são de espécies da Mata Atlântica. O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Edgar Martins e a idealizadora do projeto, a chefe de Educação Ambiental, Grazieli da Silva dos Santos, também participaram da ação.
Esse projeto vai percorrer as escolas que solicitarem as atividades através das redes sociais utilizadas no Instagram: @protetoresmirins.ni ou @guarda.municipal.ambiental.ni, a partir do preenchimento de formulário disponível, ou através das formas de comunicação disponíveis da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Uma equipe da Guarda Ambiental analisa se a escola tem um espaço adequado para o plantio de mudas e ela é acompanhada de perto após receber a ação. A unidade ainda recebe a instalação de um ponto de coleta seletiva da Empresa Municipal de Limpeza Urbana (Emlurb). Quatro meses após o plantio, a guarda visitou a escola para verificar se ela deu continuidade ao projeto.
A Biodiversidade do Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu também fez parte da ação entre os alunos, que aprenderam sobre práticas sustentáveis e de proteção ambiental. Eles ainda estimulam outros alunos na capacitação para entender todos os processos ambientais que ocorrem em um ambiente urbano e os problemas relacionados ao comportamento humano inadequado, como queimadas, descarte irregular de lixo e saneamento básico.

Fonte: Extra

Novidades

Maior peixe do mundo, tubarão-baleia encanta banhistas na Praia da Barra da Tijuca

25/04/2024

Um tubarão-baleia foi avistado nas águas da Barra da Tijuca no feriado. Um vídeo postado nas redes s...

Macacos bugios voltam ao Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro

25/04/2024

Extintos há quase 200 anos na cidade do Rio de Janeiro por conta do desmatamento e da caça, os macac...

Com uso de energia renovável, Shopping Penha conquista certificação internacional

25/04/2024

Em 2023, as fontes renováveis tiveram uma participação de 47,4% na matriz energética brasileira. Em ...

Produtos de limpeza ecológicos trazem benefícios para a saúde

25/04/2024

Usados diariamente, seja para limpeza de louças ou para higiene de espaços, os produtos de limpeza t...