UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Rio de Janeiro é o único estado brasileiro a aumentar cobertura de vegetação nativa

12/11/2024

O Rio de Janeiro se destaca como o único estado do Brasil a registrar um aumento na cobertura de vegetação nativa nos últimos 39 anos, conforme revela um levantamento do MapBiomas, projeto de mapeamento ambiental integrado por ONGs, universidades e startups de tecnologia. Enquanto o país enfrenta um cenário geral de perda de áreas verdes, o território fluminense conseguiu ampliar sua cobertura de vegetação nativa de 30%, em 1985, para 32% em 2024.
O avanço é resultado de várias políticas públicas e ações estratégicas desenvolvidas pela Secretaria de Estado do Ambiente e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea). O programa Olho no Verde, que utiliza tecnologia de ponta para monitoramento via satélite, tem sido um dos principais recursos para coibir desmatamentos. Esse sistema pode detectar até mesmo o corte de uma única árvore, gerando alertas que acionam rapidamente as equipes de fiscalização.
“Combinamos a expertise do nosso corpo técnico com tecnologia de ponta, possibilitando uma resposta mais ágil e eficaz contra o desmatamento no Rio de Janeiro,” afirma o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.
O Governo do Estado estabeleceu como objetivo chegar a 40% de cobertura de Mata Atlântica até 2050, o que significaria restaurar cerca de 400 mil hectares adicionais. Esse esforço teria um potencial de absorção de mais de 159 milhões de toneladas de CO2, contribuindo significativamente para os compromissos ambientais do estado.

Conclua a leitura desta matéria no Diário do Rio

Novidades

Mapa inédito revela que fungos subterrâneos formam rede de 110 quatrilhões de km; entenda

16/06/2026

É bem provável que debaixo dos seus pés, agora mesmo, exista uma das maiores estruturas vivas do pla...

China evita 262 mil mortes com expansão de veículos elétricos

16/06/2026

A rápida expansão dos veículos elétricos, híbridos e movidos a hidrogênio na China já produz impacto...

´Mancha fria´ no Atlântico intriga especialistas sobre clima

16/06/2026

Área no Atlântico Norte desafia tendência global, esfriando há 150 anos, enquanto o resto do planeta...

O mercado regenerativo corre o risco de repetir erros da sustentabilidade?

11/06/2026

Quando comecei a trabalhar com iniciativas ecológicas, há mais de uma década, a palavra da vez era t...

Calculadora converte resíduos agroindustriais em créditos de carbono

11/06/2026

Cascas de laranja, bagaço de maçã, pó de café, palha de cana-de-açúcar e sementes de açaí. Transform...

Caçador vira presa após cobra reagir a ataque e enforcar gavião em MS; veja cena rara

11/06/2026

Em uma estrada de terra no município de Jateí (MS), o pescador Rafael Gandine foi surpreendido por u...