UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
60 novos ônibus elétricos começam a circular em São Paulo

29/07/2025

Quando pensamos na eletrificação do transporte nos centros urbanos, a imagens de veículos elétricos e híbridos aparece. Mas, a descarbonização mais importante é a do transporte público das cidades – uma opção mais sustentável que o transporte individual em carros particulares. Nesse cenário, a BYD entregou para a prefeitura de São Paulo 60 ônibus elétricos do modelo D9W, os primeiros do total de 120 novos ônibus elétricos destinados à cidade.
Os ônibus elétricos são uma escolha importante no caminho de mobilidade mais limpa, eficiente e alinhada às metas de melhoria da qualidade do ar. Essa meta passa ainda pelo investimento em ciclovias, melhoria das vias para pedestres e na priorização de modais mais sustentáveis ao invés de espaços públicos destinados para carros.
“Nosso foco é apoiar a transformação da mobilidade urbana com soluções sustentáveis que atendam às demandas ambientais e sociais do presente e do futuro”, declara Bruno Paiva, diretor de Vendas de Ônibus e Caminhões da BYD Brasil.
Com 12,98 metros de comprimento, os ônibus, do modelo BYD D9W, promovem uma economia significativa para operadores de transporte público. Com tempo médio de recarga de 2 a 3 horas em uma tomada de 380V, os veículos têm um consumo médio de energia eficiente, resultando em custos operacionais até 70% menores em comparação aos modelos a diesel. Projetado para atender longas jornadas diárias, o BYD D9W oferece uma autonomia de até 250 quilômetros e capacidade para até 80 passageiros sentados.
“A entrega desses veículos representa um avanço importante na transição para uma mobilidade de baixa emissão em São Paulo, a maior metrópole da América Latina, e do Brasil. Produzir localmente um dos chassis de ônibus mais tecnológicos do mundo é motivo de orgulho para a nossa companhia e reforça a contribuição efetivada BYD para um futuro mais verde e sustentável”,
Outro diferencial dos ônibus elétricos é o sistema de freios regenerativos, que converte a energia de frenagem em eletricidade para recarregar as baterias, reduzindo ainda mais o consumo geral. O design Low Entry elimina degraus, facilitando o acesso de pessoas com mobilidade reduzida, enquanto a suspensão pneumática ajustável garante maior conforto e segurança tanto para passageiros quanto para operadores.
Os 120 ônibus elétricos representam um corte no consumo de 35 mil litros de diesel por ano. Com os novos veículos, a cidade vai ter 841 ônibus mais sustentáveis na frota. Com essa entrega, a cidade de São Paulo terá, ao todo, 183 ônibus elétricos exclusivos da BYD. No Brasil, o número supera 300 unidades. Os novos coletivos são equipados com ar-condicionado, Wi-Fi e portas USB para carregamento de dispositivos móveis e são operados por cinco concessionárias em quatro regiões da cidade: Noroeste, Oeste, Sul e Norte.
A diminuição da poluição atmosférica e sonora com a eletrificação da frota traz benefícios para toda a população. Além dos benefícios para o meio ambiente, a nova frota elétrica também oferece melhor qualidade de vida para motoristas e passageiros, já que são veículos mais silenciosos, mais fáceis de dirigir, com wi-fi e ar-condicionado.
Cada chassi de ônibus produzido pela BYD evita a emissão de cerca de 118 toneladas de CO₂ por ano, o equivalente ao plantio de 847 árvores. Além disso, os veículos podem operar por até 15 anos, superando a média de 10 anos de ônibus a diesel.
Há mais de 10 anos no Brasil, a BYD vem expandindo sua atuação com investimentos estratégicos na produção de ônibus e baterias. Em Campinas (SP), a empresa opera uma unidade para montagem de chassis, enquanto em Manaus (AM) possui uma fábrica dedicada à produção de baterias de fosfato de ferro-lítio, atendendo à crescente demanda do mercado nacional.
Como greentech signatária do Pacto Global da ONU e participante do Acordo Ambiental São Paulo, a BYD se compromete com metas voluntárias de redução de emissões de gases de efeito estufa. Entre suas missões está a de contribuir para a redução de 1°C na temperatura do planeta por meio de soluções sustentáveis.

Fonte: CicloVivo

Novidades

Mulher é atacada por capivara na Barra; biólogos orientam como evitar incidentes

29/07/2025

Uma moradora da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, foi atacada por uma capivara quando passeava ...

Onça-pintada é registrada no RJ pela 1ª vez em 5 décadas; veja vídeo

29/07/2025

O Inea (Instituto Estadual do Ambiente) do Rio de Janeiro registrou a aparição de uma onça-pintada n...

Elefante-marinho é encontrado machucado em canal em Niterói

29/07/2025

Um elefante-marinho foi encontrado em um canal em São Francisco, próximo à orla de Niterói, na Regiã...

60 novos ônibus elétricos começam a circular em São Paulo

29/07/2025

Quando pensamos na eletrificação do transporte nos centros urbanos, a imagens de veículos elétricos ...

VÍDEO: embarcação passa por cima de cauda de baleia-franca com o filhote em Florianópolis

29/07/2025

Uma embarcação passou por cima da cauda de uma baleia-franca que estava com o filhote, na Praia do M...

VÍDEO: ariranhas colocam onça-pintada ´para correr´ em disputa por território no Pantanal de MT

29/07/2025

Um grupo de ariranhas colocou a onça-pintada Ousado ´para correr´ na manhã deste domingo (27), no Pa...