UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
O que está acontecendo com o gelo da Antártida?

19/08/2025

Entre setembro de 2024 e março de 2025, imagens de satélite mostraram a Antártida passando pelo seu ciclo anual de ganho e perda de gelo, mas com um agravante: o derretimento foi tão intenso que, em março, o continente registrou um dos menores níveis de gelo já observados desde o início do monitoramento por satélites, com apenas 1,98 milhão de km² de extensão.
A mudança não se resume à perda de gelo.
Partes da Península Antártica, antes cobertas apenas por neve e rocha, estão ganhando tons de verde.
Estudos indicam que, desde os anos 1980, a vegetação aumentou mais de dez vezes em algumas regiões.
É pouco em termos absolutos, mas serve de alerta: o clima na região está esquentando em ritmo acelerado.
A Antártida é um dos pontos do planeta que mais sentem os efeitos do aquecimento global.
Menos gelo no polo sul significa mais calor retido na Terra, oceanos mais quentes, mudanças nas correntes marítimas e alterações no regime de chuvas e secas em diferentes partes do mundo.
Esses impactos não ficam restritos ao extremo sul.
Especialistas alertam que as mudanças na Antártida podem influenciar diretamente o clima no Brasil, afetando a frequência de eventos extremos, como ondas de calor, temporais e estiagens prolongadas.
Para cientistas, evitar que o cenário piore depende de ações urgentes: cortar emissões de gases de efeito estufa, expandir o uso de energia limpa e proteger ecossistemas capazes de absorver carbono, como florestas e áreas alagadas.

Fonte: g1

Novidades

Onça-pintada monitorada há um ano é capturada em Corumbá (MS)

07/05/2026

Uma onça-pintada de 72 quilos que era monitorada havia um ano na área urbana de Corumbá, Mato Grosso...

VÍDEO: Elefante-marinho é flagrado às margens do Rio Piraquê-Açu em Aracruz

07/05/2026

Um elefante-marinho foi visto às margens do Rio Piraquê Açu, em Aracruz, no litoral Norte do Espírit...

Governo federal reconhece emergência em município do AC por derramamento de óleo em rio

07/05/2026

A cidade de Tarauacá, no interior do Acre, teve a situação de emergência reconhecida pelo governo fe...

Projeto do AP que transforma caroço de açaí em gás de cozinha recebe certificado de viabilidade

07/05/2026

Um projeto desenvolvido por pesquisadores da Universidade do Estado do Amapá (Ueap) está transforman...

Projeto propõe usar lixo eletrônico como fonte de minerais críticos

07/05/2026

O Brasil gera mais de 2,4 milhões de toneladas de resíduos eletroeletrônicos por ano. É uma quantida...