UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Era só um banho: capivara aparece em canal da Tijuca, mobiliza moradores e subprefeitura, mas não estava em perigo; veja vídeo

09/04/2026

A presença de uma capivara no canal da Avenida Maracanã, na Tijuca, chamou a atenção de moradores e gerou uma grande mobilização. Em um vídeo enviado ao GLOBO-Tijuca+Zona Norte, que circulou em grupos de WhatsApp do bairro e de outras regiões da cidade, o animal aparece dentro d’água. Muitos dos espectadores julgaram que a capivara estivesse presa no local e em perigo. Mas, segundo especialistas, não havia nada de incomum no seu comportamento.
A administradora Marilda de Andrade, moradora da Tijuca, conta que se deparou com a cena por volta do meio-dia desta terça-feira (7), ao sair de um supermercado.
— Estava saindo do supermercado e, quando parei para atravessar, olhei para dentro do rio e vi. Estava sem celular, mas ela é bem grande e estava seguindo em direção ao Maracanã. Liguei para os bombeiros assim que cheguei em casa, mas o atendente disse que já tinham recebido outras ligações e não me pareceu muito preocupado — relatou.
Segundo os depoimentos, a capivara tem sido vista no canal deste a última quarta-feira (1º), o que levou moradores a acionarem também o serviço 1746 e cobrarem uma atuação do poder público. A Subprefeitura da Tijuca informou que chegou a realizar rondas na segunda-feira (6) e na terça-feira para tentar localizar o animal, mas não o encontrou, e se mostrou à disposição para fazer o resgate, se necessário.
Mas, procurada, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Clima informou que equipes da Patrulha Ambiental estiveram no local e esclareceram que a capivara está em seu habitat natural. Segundo a pasta, é comum que esses animais semiaquáticos utilizem rios e canais urbanos, onde podem permanecer por longos períodos, inclusive parados no mesmo ponto.
"Outro comportamento comum da espécie é se deslocar em longas distâncias e, às vezes, entre um bairro e outro via tubulações dos canais", explicou.
De acordo com o órgão, a captura de animais silvestres só é realizada em situações específicas, como quando estão feridos, doentes, debilitados, em risco de morte ou impossibilitados de retornar ao habitat por conta própria.
O biólogo Mário Moscatelli confirma que o comportamento observado na Tijuca é esperado, mas faz ressalvas sobre os riscos do ambiente urbano para a espécie.
— As capivaras não conhecem limites. Vão circulando por todo canto. Já vi capivara em todos os lugares possíveis e imagináveis. Esse comportamento aventureiro faz parte do DNA da espécie, que vem se tornando cada vez mais urbana — afirmou.
Segundo ele, é preciso atenção às condições dos locais onde o animal aparece.
— Dependendo do ponto, o ambiente urbano pode se tornar uma armadilha. É importante observar se há possibilidade de deslocamento e se não há riscos, como em caso de chuva forte, quando o nível da água sobe e pode não haver área de escape — observa.

Fonte: O Globo

Novidades

Baleias-jubarte voltam a aparecer no litoral do Rio e imagens registram o espetáculo

18/06/2026

Um salto de poucos segundos foi suficiente para transformar uma manhã comum no mar do Rio em um dos ...

Paisagista leva mais de 3 mil plantas para a fachada da CASACOR

18/06/2026

Em sua primeira participação solo na CASACOR São Paulo, a paisagista Maria Fernanda Marques leva sua...

Ameaçado de extinção, surdo e desajustado: conheça sapinho-pingo-de-ouro que mede 1 cm encontrado no ES

18/06/2026

Surdo, desajeitado, do tamanho de uma unha, colorido e sensível: este é o sapinho-pingo-de-ouro, anf...

Superfície coberta por água na amazônia aumenta 2,6%, diz MapBiomas

18/06/2026

Rios, lagos e outros corpos hídricos da amazônia brasileira se recuperaram em 2025 após dois anos co...

Nova Norma da SBTi pode potencializar crédito de carbono da reciclagem

18/06/2026

A agenda climática corporativa vive um momento de inflexão. Durante anos, empresas comprometidas com...